GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisCortar chapa em curva

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 02 Mai 2008, 10:17

Fábio,
Somos vizinhos quase: moro em Pederneiras!
Então, já me virei com a chapa. Comprei as fitas de inox e improvisei uma calandra. Fiz uma leve curvatura e deu certo. Meu cunhado tem a ponteadeira e fiz a solda lá.
Porém, uma das duas dornas que fiz não teve jeito: vazou. A outra, já tá cheia de cana. Tá com um foquinho de umidade, que acho que vai parar, mas é coisa mínima.
Você trabalha em que, ai em Bauru??
Agradeço sua boa-vontade e estou a disposição aqui.
Abs
Fauzi
Toni Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mai 2008, 15:13
Cidade: Cambé - Paraná
Idade: 49

Cortar chapa em curva

Mensagem por Toni Augusto » 03 Mai 2008, 17:10

Oi Fauzi.
O melhor mesmo é cortar essa chapa com tesoura para metal, é barata e eficiente, vai demorar um pouco, mas fica bom e use luvas de couro pra não calejar as mãos e também porque a chapa de inox é quase uma navalha.
Sou metalurgico, mas tenho uma marcenaria em casa para uns bicos.
Um abraço e vai devagar com a marvada, Toni Augusto.
As coisas da vida se tornam fáceis, quando aprendemos a dominá-las.
SilvioSBC
Banido
Banido
Mensagens: 259
Registrado em: 15 Abr 2008, 08:47
Cidade: SBC/SP
Idade: 56

Cortar chapa em curva

Mensagem por SilvioSBC » 05 Mai 2008, 16:37

Olá pessoal essa é minha primeira participação.

Fauzi, meu finado tio Lázaro (esse nome infelizmente não o ajudou muito... por que ele permaneceu finado) fabricava tonéis e esse tipo de coisa. Eu o vi fazendo e vou tentar descrever:

Primeiro ele fazia a montagem usando um gabarito de madeira que mantinha tudo preso pelo centro e já com as tampas no lugar.

As peças eram montadas bem molhadas. (agora eu não lembro se ele molhava antes ou depois!?)

Depois ele colocava um anel de ferro de uns 2mm de espessura tirado de um brazeiro numa dos lados e com outro anel mais grosso (uns 10mm) ele martelava. Conforme ia batendo o anel mais fino ia se formando a curva do tonel.

Sei que o bicho fumaçava e estralava muito! :lol:

Bom, era mais ou menos isso. :D
Avatar do usuário
fabiocaldas
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 38
Registrado em: 22 Abr 2008, 22:18
Cidade: Bauru / SP
Idade: 49

Cortar chapa em curva

Mensagem por fabiocaldas » 05 Mai 2008, 20:56

Olá Fauzi.
Legal saber que somos vizinhos, respondendo sua pergunta, eu sou policial militar, trabalho no águia da PM na base de Bauru, quando você vir pra cá venha me fazer uma visita, nossa base é atras da policia federal da Av Getulio Vargas, vai ser um prazer recebe-lo.
Um abraço.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 05 Mai 2008, 22:35

Olá Fábio,
Obrigado pelo convite. Estou sempre em Bauru. Qualquer dia desses passo ai pra tomar um café com você.
Estamos a disposição aqui em Pederneiras!
Abs
Fauzi
Responder