Dúvidas geraisComo fazer para fixar paineis?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
juba021
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Out 2006, 10:13
Cidade: sao paulo
Idade: 47

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por juba021 » 25 Out 2007, 14:01

Estou tentando fixar um painel de MDF madeirado 15mm junto a parede na cabeceira da cama, essa ideia tirei de revistas de arquitetura , mas gostaria de saber qual a melhor forma de fixa-la na parede uma vez que se for parafusada na parade terei de furar a chapa e usar um tapa furo (esteticamente nao gostaria). Existe algum tipo de suporte ou ferragem que eu possa usar atras da chapa ???
marcenaria
alan_magalhaes
GDMista
GDMista
Mensagens: 699
Registrado em: 19 Jul 2005, 12:57
Cidade: Brasília / DF
Idade: 49

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por alan_magalhaes » 25 Out 2007, 15:43

Caro juba021,

Sugestão:



Você pode tentar fixar o painel utilizando dois sarrafos cortados em 45º no sentido do comprimento. Você aparafusa um sarrafo nas costas do mdf e outra na parede com bucha, no final é só encaixar um sarrafo no outro. Na parte de baixo do MDF iria um outro sarrafo para vedar o vão e apoiar a madeira na parede. Seria interessante aguardar os mestres aqui do GDM para outras sugestões e ver a viabilidade da minha sugestão pois uma placa de mdf de 15mm pesa em torno de 150 kg.

Abraço,

Alan.Imagem
Usuário banido por calúnia e difamação!
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por (Pantanal) » 25 Out 2007, 16:31

Proverbial Alan,
tá bendito!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
marcsam
GDMista
GDMista
Mensagens: 325
Registrado em: 23 Jun 2007, 11:09
Cidade: paraty / RJ
Idade: 52

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por marcsam » 25 Out 2007, 19:48

Boa noite!
Alan gostei da dica!
Só uma coisa os sarrafos cortados a 45 graus estão ao contrário, o que está embaixo deveria estar em cima e vice versa!
Avatar do usuário
balilo
GDMista
GDMista
Mensagens: 249
Registrado em: 02 Out 2007, 23:21
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 45

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por balilo » 25 Out 2007, 20:29

Só uma coisa os sarrafos cortados a 45 graus estão ao contrário, o que está embaixo deveria estar em cima e vice versa!
Não está ao contrário não, marcsam.

Conforme diz a legenda, a parede é o traço marrom e mais grosso (o da direita), e o MDF é o traço cinza, mais fino (da esquerda).

Também fiquei com a mesma impressão, a princípio, mas o desenho está perfeito.

abraço.
Avatar do usuário
marcsam
GDMista
GDMista
Mensagens: 325
Registrado em: 23 Jun 2007, 11:09
Cidade: paraty / RJ
Idade: 52

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por marcsam » 25 Out 2007, 20:33

I foi mal!!! :oops:

Falha nossa!!!
Antonio Luthier
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Set 2007, 11:04
Cidade: rio de janeiro
Idade: 43

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por Antonio Luthier » 25 Out 2007, 22:39

Gostei da idéia Alan, justamente uma questão que eu estava querendo resolver, pois tenho uma cabeceira para fazer....veio em boa hora.



Abraços!
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por fauzi » 25 Out 2007, 22:46

Juba, muito legal a solução apresentada pelo Alan, porém o painel fica afastado da parede por conta dos safrafos.
A minha cabeceira de cama foi feita assim, com um painel madeirado. Fixei com dois parafusos grandes e buchas normais. A única coisa que fiz foi colocar os parafusos abaixo da altura do colchão, para esconde-los. Como a cama que comprei é bem alta (box), a altura em que os parafusos ficaram não comprometeram a fixação.
Um outro detalhe: Como o painel que mandei fazer cobriu a parede toda do quarto, tive que embutir as tomadas e interruptores no próprio painel. Ficou chic!
Se vc quiser posto uma foto.
Fauzi
Avatar do usuário
Gerson Bonani
GDMista
GDMista
Mensagens: 346
Registrado em: 03 Jul 2006, 14:56
Cidade: Brasilia
Idade: 70

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por Gerson Bonani » 25 Out 2007, 23:50

Uso quase sempre essa solução. Às vezes, dá pra esconder os sarrafos embutindo-os dentro da peça ou escondendo-os com uma moldura de mesma espessura.

Fauzi, põe uma foto aí pra gente ver !


abração.
"- A proposta era fazer o “Sangalão” de madeira para ficar mais leve. Aí eu disse pra Ivete “Quer de madeira? chama um marceneiro!”. Frase de Niemeyer.
marciofig
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 06 Ago 2007, 12:32
Cidade: São Paulo
Idade: 52

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por marciofig » 26 Out 2007, 11:50

A minha cama também é box e o painel eu comprei junto com o guarda-roupa. A fixação é exatamente está. São parafusadas abaixo da linha do colchão.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por Marcao » 26 Out 2007, 23:19

Meus filhos, deixa eu dar um pitaco ai, quando eu fiz o dormitorio(ver tutorial dormitorio), essa cama faz parte desse projeto, tai uma coisa que preciso fazer logo, um tutorial de cama de casal rsrsr, o sistema de encaixe desse painel foi feito quase igual o que foi mencionado acima em 45 graus, so que esse foi dessa maneira, aparafusei a trava na parede e so encaixei o painel nele, ai encostei a cama nele e aparafusei no painel.

Imagem


Imagem


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Duarte
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 10 Jul 2004, 01:23
Cidade: Rio de Janeiro- RJ
Idade: 49

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por Duarte » 27 Out 2007, 00:22

Opa vou esperar esse tutorial da cama de casal... Dona patroa vive pedindo uma cama nova e estou na duvida entre uma box ou uma de madeira.

um abraço
Aureo Roure
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Ago 2003, 23:45
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Idade: 79

Como fazer para fixar paineis?

Mensagem por Aureo Roure » 27 Out 2007, 01:13

150 Kg?. Nem imaginava isso.
Acho que o problema ja esta resolvido, mas vou dizer como foram colocados espelhos, que tb nao sao leves, na parede de minha sala, numa solucao nada marceneira.

O profissinonal colou com cola de contato (aquelas fedorentas que os pivetes gostam de cheirar) tiras de feltro/flanela de +- 10cm de largura de cima abaixo na parede. Depois de coladas, passou cola na superficie delas e tb no espelho e colou. O feltro/flanela por ser grosso, elimina as irregularidade da parede.
Nao sei se aguentaria 150kg, mas serviria para manter a parte de cima da placa junto da parede, ja presa em baixo por parafusos, como sugerido.
Abs
Aureo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem