Dúvidas geraisComo fazer calculos em metro quadrado

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
rodrigohzn
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2012, 15:22
Cidade: itabaiana-se
Idade: 47

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por rodrigohzn » 28 Dez 2012, 00:04

Olá amigos do gdm, sou novo aqui no fórum e também no ramo de marcenaria, antes eu era montador de moveis planejados de loja agora tenho minha marcenaria
mas ,ainda não sei como fazer para dar orçamentos em metro quadrado nos moveis ,eu faço da seguinte forma faço orçamento do material e boto uma porcentagem
em cima e do o preço ,mas os clientes muitos querem em metro quadrado ,como faço mim ajudem por favor.
Faça como o marceneiro, meça duas vezes e depois corte
Um marceneiro amador mede a madeira e já vai cortando. Um profissional mede, confere e então corta. Assim, economiza recursos e tempo. Se cortamos a madeira no comprimento errado, fica difícil arranjar outro uso para ela, além de ser impossível recuperar o tempo perdido. E quanto mais caro o material e longo o trabalho, mais importante se torna fazer a coisa certa logo de primeira.
Você deverá “medir, conferir e cortar”
Avatar do usuário
danilobelmonte
GDMista
GDMista
Mensagens: 666
Registrado em: 19 Jun 2012, 22:43
Cidade: Maresias
UF: SP
Idade: 47

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por danilobelmonte » 28 Dez 2012, 00:38

Rodrigo.

Não sou profissional marceneiro, mas sou consumidor!
Quando fiz minha casa logo dispensei os marceneiros que deram o preço por metro quadrado.
Perguntei aos mesmo como eles conseguiam estipular um preço por metro se não sabiam o que ia dentro do armario!
Respondiam que na media dava certo, então respondi que na media queira todos os armarios 100% gavetas.
Fechei com quem me cobrou exatamente o material estipulado.
Ou seja a sapateira que são apenas prateleiras ficou mais barato que o gaveteiro!

Se os seus clientes insistirem!
É só fazer multiplicar altura por largura do armario e dividir pelo valor resultante do calculo do material.
Não se esqueça de sempre colocar um extra quando der o preço desta maneira pois todo mundo na ultima hora quer mudar algo na instalação.

Abraços.
Danilo Belmonte - Maresias - SP
Avatar do usuário
rodrigohzn
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2012, 15:22
Cidade: itabaiana-se
Idade: 47

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por rodrigohzn » 28 Dez 2012, 01:16

Muitíssimo obrigado, pela atenção!
abraço
Faça como o marceneiro, meça duas vezes e depois corte
Um marceneiro amador mede a madeira e já vai cortando. Um profissional mede, confere e então corta. Assim, economiza recursos e tempo. Se cortamos a madeira no comprimento errado, fica difícil arranjar outro uso para ela, além de ser impossível recuperar o tempo perdido. E quanto mais caro o material e longo o trabalho, mais importante se torna fazer a coisa certa logo de primeira.
Você deverá “medir, conferir e cortar”
Avatar do usuário
diegogval
GDMista
GDMista
Mensagens: 708
Registrado em: 18 Out 2012, 13:56
Cidade: Santos/SP
Idade: 40

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por diegogval » 28 Dez 2012, 08:32

Amigo rodrigohzn,

eu sei que obteve tua resposta, então me desculpe mesmo assim.

Você já tentou utilizar o programa MaxCut? Ele é gratuito e pode ajudar a precificar o móvel de maneira bem flexível. É possível utilizar m2 ou placas inteiras como preço base, especificar um % em cima do tamanho do trabalho e um valor fixo por placas.

Se não for 100% do jeito que você deseja, pelo menos ele te dará uma base razoável para começar o cálculo.

Você só precisa entrar com os tamanhos dos cortes e chapas que você utilizará que o programa faz a otimização dos cortes além de precificar.
Abraços,
Diego.

Desengrossar no braço é dificir!!!

-------------------------
The bear went over the mountain to see what he could see, hey
The other side of the mountain was all that he could see, so
He went back over the mountain to see what he could see, hey
The other side of the mountain was all that he could see

Green Jelly - The Bear Song Lyrics
Avatar do usuário
jcastanho
GDMista
GDMista
Mensagens: 586
Registrado em: 12 Out 2007, 19:06
Cidade: São Roque SP
Idade: 59

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por jcastanho » 28 Dez 2012, 09:32

rodrigohzn
Eu ia sugerir o que o Diego falou, eu tb não sou profissional de marcenaria, apenas hobbysta, eu uso o optmik para calcular os cortes nas chapas, e jogando as peças no programa ele da a metragem quadrada das peças utilizadas, acho que seria uma forma de se calcular a metragem quadrada do móvel baseando-se em todas as peças utilizadas. Espero que ajude. Abraços
Avatar do usuário
Marcelo Ribeiro
GDMista
GDMista
Mensagens: 613
Registrado em: 23 Abr 2006, 00:33
Cidade: São José dos Campos
UF: SP
Idade: 56

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por Marcelo Ribeiro » 28 Dez 2012, 10:41

Isso é um tanto complicado....se você calcular pelo metro quadrado de todo o material utilizado, vai ter que corrigir o valor pela quantidade de horas de trabalho também....devido ao detalhamento e dificuldade de execução. Considere também a dificuldade e consequente tempo de instalação. Entendo porquê vários marceneiros cobram pelo metro quadrado de "face" de armários. O que eles fazem pela "média" , é similar ao coeficiente que você colocaria no cálculo pra acrescentar a execução....
Seguindo o exemplo do Diego, pelo que eu entendi o Maxcut te dá a soma dos dois preços, certo? O da mão de obra e o do material utilizado, certo? Para mão de obra, você define um percentual sobre o material....então se eu usar um material mais caro, minha mão de obra também fica mais cara? Ah, mas aí eu considero isso e ajusto? Então no final, pela experiência diária, e pela constante disputa de orçamentos, o marceneiro que cobra pelo m² de face de armário, pode não estar tão errado assim. Geralmente eles tem um valor de m² diferente pra cada tipo de armários....os gabinetes de cozinha, por exemplo, costuma ter dimensões comuns, e uma densidade de gavetas, prateleiras e portas similares. São diferentes da densidade de gavetas em um guarda-roupas, que são diferentes da distribuição de espaço e profundidade de um armário de vassouras....
Se você puder considerar todas as variáveis em uma planilha, ou programa de orçamento ótimo, se usar apenas um cálculo simples, vai ter que fazer tantos ajustes empíricos sobre eles, que cobrar pela "média" acaba dando no mesmo...só que mais rápido.

Na marcenaria que trabalho estamos criando tabelas de valor inicial por metro quadrado de face para tipos de móveis diferentes(cozinha,closet,gabinetes modulares, formas de construção(junto com procedimentos de instalação), padrões de acabamento e ferragens, e condições de pagamento, e patamares de descontos para pacotes de orçamento, se são vários móveis, se é um ambiente inteiro, etc...Não é um trabalho fácil, nem todos os envolvidos sempre concordam, o que é justo pra marcenaria pode não ser pro cliente, nem sempre se ganha orçamentos mesmo tendo o preço e relação custo/benefício melhor....
Avatar do usuário
rodrigohzn
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2012, 15:22
Cidade: itabaiana-se
Idade: 47

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por rodrigohzn » 28 Dez 2012, 21:18

Cara isso vai mim ajudar e muito vou ver se acho esse programa !
valeu ! ai
brigadão.
Faça como o marceneiro, meça duas vezes e depois corte
Um marceneiro amador mede a madeira e já vai cortando. Um profissional mede, confere e então corta. Assim, economiza recursos e tempo. Se cortamos a madeira no comprimento errado, fica difícil arranjar outro uso para ela, além de ser impossível recuperar o tempo perdido. E quanto mais caro o material e longo o trabalho, mais importante se torna fazer a coisa certa logo de primeira.
Você deverá “medir, conferir e cortar”
Avatar do usuário
rodrigohzn
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2012, 15:22
Cidade: itabaiana-se
Idade: 47

Como fazer calculos em metro quadrado

Mensagem por rodrigohzn » 28 Dez 2012, 21:20

vai mim ajudar muito brigadão
abraço

rodrigo
Faça como o marceneiro, meça duas vezes e depois corte
Um marceneiro amador mede a madeira e já vai cortando. Um profissional mede, confere e então corta. Assim, economiza recursos e tempo. Se cortamos a madeira no comprimento errado, fica difícil arranjar outro uso para ela, além de ser impossível recuperar o tempo perdido. E quanto mais caro o material e longo o trabalho, mais importante se torna fazer a coisa certa logo de primeira.
Você deverá “medir, conferir e cortar”
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem