GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

MarchetariaCola branca...segura mesmo...

Fórum exclusivo para discussões sobre a Arte da Marchetaria e afins.
Avatar do usuário
dubigodi
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Nov 2005, 19:38
Cidade: Oeste Paranaense
UF: PR
Idade: 69

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por dubigodi » 16 Jan 2006, 19:44

Um amigo me disse que nos seus trabalhos em marchetaria ele utiliza cola branca, essas comuns para colagem de madeira, só que ele aplica antes nas duas peças a serem coladas e espera a secagem total, em seguida as sobrepoe e aplica o ferro de passar roupa bem quente sobre as mesmas e que o trabalho fica realmente bom...será que está correto esse uso da cola, isso não se soltará mais tarde....
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 16 Jan 2006, 21:44

Rogério,
Esperemos respostas de meus amigos mais experientes. Pessoalmente uso somente cola contato.
Ao que sei, cola branca funciona muito bem, pelo tanto que já vi em literatura, PORÉM, demandam pressão para colagem.

Vale a pena testar para ver o resultado.
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
Inor
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 18 Out 2005, 13:54
Cidade: Sao Paulo
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Inor » 18 Jan 2006, 13:27

dubigodi escreveu:Um amigo me disse que nos seus trabalhos em marchetaria ele utiliza cola branca, essas comuns para colagem de madeira, só que ele aplica antes nas duas peças a serem coladas e espera a secagem total, em seguida as sobrepoe e aplica o ferro de passar roupa bem quente sobre as mesmas e que o trabalho fica realmente bom...será que está correto esse uso da cola, isso não se soltará mais tarde....
Dubigodi.

Com relação a cola branca, esta pode ser utilizada para colagem de trabalhos em marchetaria, mas deve ser utilizada conforme orientação da embalagem, ou seja, a cola é aplicada numa das partes e depois unida, o detalhe é que as peças devem ser prensadas (usar duas placas de maderia, presas por sargentos, ou uma pensa do tipo que vende no site da CTT - www.ctt.com.br)

Estas orientações são encontradas em manuais e livros de marchetaria, estas informações são relativas a cola branca, aquela tipo tenaz, esta cola pelo que sei não funciona como você mencinou, creio ser necessário voce verificar a marca da cola utilizada por seu amigo.

Eu não uso cola branca, porque o tempo de colagem depende da evaporação da agua da cola, esta cola é boa para colar lâminas tipo rádica, porque como umidece a lâmina, a torna maleável, a cola de contato a base de água tem as mesmas propriedades.

Eu normalmente uso a cola de contato para lâminas em geral e cola a base de água quando estou utilizando uma rádica ou imbuia crespa.

Abraços

Roni
Avatar do usuário
max
Membro
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 25 Out 2005, 08:02
Cidade: rio de janeiro
Idade: 48

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por max » 18 Jan 2006, 14:32

Olá pessoal,
Eu particularmente gosto mais de usar a cola branca para marchetaria, pois na minha opinião, devido ao seu tempo de secagem nos permite consertar nossos erros ha tempo ,coisa que a cola de contato não faz. agora quando preciso revestir um peça com apenas um tipo de lâmina, aí uso a cola de contato.
Abração Max
Avatar do usuário
dubigodi
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Nov 2005, 19:38
Cidade: Oeste Paranaense
UF: PR
Idade: 69

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por dubigodi » 18 Jan 2006, 19:36

Obrigado pela dica pessoal... Eu conversei com meu amigo e ele disse ser cola branca mesmo, essas tipo cascorex..Aí fui fazer o teste pra ver no que dava...resultado: duas horas depois e muita paciencia, descobri que o cara usa mesmo é cola de contato para seus trabalhos. Resultado: ele estava escondendo o leite rsrsrsrsrsrs....(mui amigo). Vou continuar usar cola de contato para grande peças e cola branca para as pequenas, pois como disse o Max, nos pequenos detalhes dá tempo de corrigir algum erro.
Abraços a todos e obrigado pela colaboração
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 18 Jan 2006, 21:22

Meus amigos marcheteiros.

Acho muito oportuno e instrutivo este tópico sobre colas para marchetaria. Talvez pudéssemos desenvolver e evoluir este tópico, para benefício de todos.

Já ouvi pessoas dizerem que só usa cola branca e prensa. Ouvi que outros usam cola branca e ferro de passar. Vi em literaturas o uso de cola de origem animal, Ouvi e vi muitos que só usam colas contado e não abrem mão do "barato" que o cheirinho dá.

Vejo em literatura peças absolutamente irreproduzíveis feitas pelos grandes mestres franceses, italianos e alemães, há mais de 300 anos, e ainda perfeitas.

Nessa época, só existia cola de origem animal (aqui conhecida como Cola Coqueiro).

Algum marcheteiro aqui do site usa cola animal para seus trabalhos?

Nunca testei. Mas creio que cola animal não depende de prensagem. O que vocês acham se todos fizéssemos testes e divulgássemos o processo e resultados?

Testei e detestei cola de contato base água. Deforma as peças, a cola cria uma película de descola facilmente formando grumos. Usei essa cola também para aplicar lâminas grandes de marfim para acabamento. Várias lâminas racharam após a colagem. Estou disposto a abandonar completamente a cola contato base água, a não ser que algum amigo me mostre que eu estive errando na aplicação, embora tenha pedido e recebido instruções do fabricante (ALBA) sobre utilização.
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
Padilha
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 05 Ago 2005, 15:24
Cidade: São Bernardo do Campo
Idade: 62

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Padilha » 19 Jan 2006, 08:44

Oi, Pessoal.

Valeu a dica do Manoel, vamos tentar outras alternativas.

Por falar nisso, as caixinhas que eu estou fazendo compro sempre na mesma loja de artesanatos e conversando com os atendentes, expliquei como reforçar as laminas de madeira com papel e cola e esperar a secagem na prensa( não tenho prensa uso duas chapas com peso), ai veio a dica deles, existe uma cola da Acrilex chamada COLA PERMANENTE, o potinho tem 250g custa R$ 8,00, não e barato perto das normais, mas fiz o téste, estiquei bem com o pincel no papel e esperei apenas 15 minutos para colar na folha de madeira,não precisou nem de prensagem, fiz o corte e desta vez com serrinha 5/0, ficou muito bom, depois de colado o motivo na madeira, também uso cola de contato, simplesmente peguei a ponta do papel e puxei, saiu tudo sem precisar passar nada, fica parecendo fita crepe, gostei e estou adotando :D

Abraços.
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 19 Jan 2006, 17:41

Cola Permanente

Padilha,
Já tive referências sobre essa cola mas nunca usei. Vou testar numa próxima oportunidade. Veja no seu e-mail um desenho simples de prensa.
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por (Pantanal) » 19 Jan 2006, 21:14

manoel varella escreveu:Cola Permanente

Padilha,
... Veja no seu e-mail um desenho simples de prensa.
PRENSA? Isso muito me interessa, Manoel.
aquele abraço,
(Pantanal)
Avatar do usuário
Inor
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 18 Out 2005, 13:54
Cidade: Sao Paulo
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Inor » 20 Jan 2006, 07:15

Manoel,

Com relação a cola coqueiro, posso dizer que esta cola já foi muito utilizada, quem não se lembra de comprá-la em barra ou moida e cozê-la em banho maria para poder utilizá-la na colagem de madeira (pequenos concertos em móveis, o que pegava era aquele cheiro forte), eu nunca utilizei em marchetaria creio ser interessante testá-la, com a observação que a pega dela não é forte, e julgo ser necessário alguma forma de prensagem (façamos o teste e relatemos os resultados).

Tenho a cola a base de água, já usei em marchetaria os procedimentos foram os seguintes:

Usei um pincel para espalhar a cola nas duas partes, ficou uma camada branca.
Esperei secar.
Uni as peças.
Usei como sempre o martelo de folheação (não sei se é assim que se escreve, é aquele feito em bronze, muito usado pelos marceneiros, para prensar a parte colada na peça).
Aguardei umas 24:00 para fazer a aplicação do acabamento (seladora, cera).
Foi um trabalho pequeno, não descolou.

Desvantagem que achei:

Tem que esperar a cola secar (demora muito mais + - 30:00)
Tem que tomar cuidado para não tirar a cola da peça (é criado um filme, que sai se puchado).

Abraços.

Roni

Espero ter contribuido.
Avatar do usuário
Inor
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 18 Out 2005, 13:54
Cidade: Sao Paulo
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Inor » 20 Jan 2006, 07:26

Padilha.

Eu uso a cola permanente, e recomendo, além da aplicação que vou citou a outra é na marchetaria geométrica, voce passar a cola permanente em folhas de papel sulfite tamanho A4, esperar secar, e depois colar as lâminas de madeira, cortá-las em quadrados ou em ângulos de 30o, 45o, depois montar na outra folha de papel A4 o desenho desejado, após montado o desenho, passar cola na parte que aparece a madeira, colar na peça desejada, aplicar o martelo de folheação, tirar o papel, que sairá sem problemas, após retirado está pronto para acabamento.

Sem contar que para cortar qualquer lâmina, quer no estilete ou serra, esta deve estar reforçada por uma folha de papel com cola permanente.

A vantagem da cola é esta, ela é bem grudenta, e de fácil remoção, lembrado que a cola deve ser passada na folha de sulfite, e nunca na caixa, a remoção não é da cola e sim do papel sulfite com a cola.

Abraços

Roni
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por (Pantanal) » 20 Jan 2006, 19:23

Hummmmmmmm.......Hummmmmmmm......
Cola permanente.....
Bom...
Como em machetaria a gente também tem que lixar, essa tal COLA PERMANENTE da acrilex não parece ser ideal para colar a lixa na lixadeira circular??? Gastou, basta puxar. Nem precisaria raspar! Alguém já testou?
(Pantanal)
srossi
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Jan 2006, 18:23
Cidade: São José dos Pinhais
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por srossi » 22 Jan 2006, 18:45

Olá...
sou Silvia, e estou me aventurando pelas artes da marchetaria a pouco tempo. já fiz vários trabalhos. Presenteei quase todos no Natal passado, e o pessoal não reclamou. ( Quem sabe pra não perder a amizade)...
Sempre uso cola de contato, e fiquei curiosa para conhecer qual é esse tal de martelo de folheação. Alguem podia postar uma foto ou fazer uma descrição dele.
Eu sempre uso um taquinho para prensar a peça e tirar todas as bolhas. Vou esfregando mesmo. Como está quase tudo coberto com fita crepe, não tem perigo de riscar nada.

Parabens a todos pelo ótimo site, faz alguns dias que tenho acompanhado o forum, e aprendi muita coisa nele. Só tem fera aqui...

abraços

Silvia
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 22 Jan 2006, 22:10

Oi Sílvia.
Benvinda ao nosso convívio. Você vai gostar da turma. Somos alegres, ao mesmo tempo muito sérios, sempre dispostos a ajudar e contribuir.
Todos aprendemos com as dicas e experiências dos colegas.
Mostre seus trabalhos.
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
Padilha
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 05 Ago 2005, 15:24
Cidade: São Bernardo do Campo
Idade: 62

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Padilha » 23 Jan 2006, 10:32

Carlos Souza (Pantanal) escreveu:Hummmmmmmm.......Hummmmmmmm......
Cola permanente.....
Bom...
Como em machetaria a gente também tem que lixar, essa tal COLA PERMANENTE da acrilex não parece ser ideal para colar a lixa na lixadeira circular??? Gastou, basta puxar. Nem precisaria raspar! Alguém já testou?
(Pantanal)
Grande Pantanal.

Olha ai, talvez mais uma utilidade para a cola permanente, a minha lixadeira é orbital de base quadrada e já vem com as presilhas para a lixa na lateral, mas para quem tem base redonda talvez seja uma saída.

Caro Manoel, obrigado pelo projeto da prensa, vou fazer uma e deixar no gatilho, nunca se sabe para quantas utilidades ela pode ser usada.

Oi Silvia.

Bem Vinda ao GDM, estaremos sempre disponíveis para qualquer ajuda.

Esse martelo para folhear não é bem um martelo, ele parece uma mini enxada, só que na base onde seria o corte é bem grosso e arredondado para não machucar a lamina da madeira, ele pode ser encontrado em qualquer casa de venda de materiais para marcenaria, eu também uso um taquinho de madeira com as laterais arredondadas o efeito é o mesmo.

Abraços.
Avatar do usuário
Inor
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 18 Out 2005, 13:54
Cidade: Sao Paulo
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Inor » 23 Jan 2006, 13:08

srossi escreveu:Olá...
sou Silvia, e estou me aventurando pelas artes da marchetaria a pouco tempo. já fiz vários trabalhos. Presenteei quase todos no Natal passado, e o pessoal não reclamou. ( Quem sabe pra não perder a amizade)...
Sempre uso cola de contato, e fiquei curiosa para conhecer qual é esse tal de martelo de folheação. Alguem podia postar uma foto ou fazer uma descrição dele.
Eu sempre uso um taquinho para prensar a peça e tirar todas as bolhas. Vou esfregando mesmo. Como está quase tudo coberto com fita crepe, não tem perigo de riscar nada.

Parabens a todos pelo ótimo site, faz alguns dias que tenho acompanhado o forum, e aprendi muita coisa nele. Só tem fera aqui...

abraços

Silvia
Silvia,

Ai vai a imagem do martelo de folheação.

Imagem

Roni
Avatar do usuário
Inor
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 18 Out 2005, 13:54
Cidade: Sao Paulo
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Inor » 23 Jan 2006, 13:13

manoel varella escreveu:Cola Permanente

Padilha,
Já tive referências sobre essa cola mas nunca usei. Vou testar numa próxima oportunidade. Veja no seu e-mail um desenho simples de prensa.
Manoel,

:roll: Você pode enviar para mim o projeto da prensa.

Abraço

Roni
srossi
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Jan 2006, 18:23
Cidade: São José dos Pinhais
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por srossi » 23 Jan 2006, 14:29

Obrigada pela foto do martelo e pelas dicas.

Estas são as fotos de alguns trabalhos:
Imagem
A banqueta foi um dos primeiros trabalhos. Cortei tudo com estilete comum e o acabamento foi com cera (comum de piso)
Imagem
as caixas são alguns dos presentes de Natal. Tambem foi tudo feito com estilete, e o acabamento foi com Stain transparente da Sayerlack, porem de transparente tem pouca coisa, ele escurece muito o trabalho. Na caixa menor a parte clara era bem clara de laminado composto de figueira, e ficou desse jeito...
Imagem
este trabalho é mais recente. Cortei com bisturi as duas laminas juntas. Isso dá um trabalhão. O acabamento foi com goma laca incolor. Como cortei as duas placas juntas fiz duas caixas, e na outra dei uma escurecida com areia quente nas bordas da flor.
Nas frestas que ficam entre os cortes, eu passava massinha de cola com serragem fina, mas com o stain acabava ficando manchado. O pessoal do grupo de marchetaria do Yahoo me aconselhou a usar massinha de selador e serragem, o que melhorou muito a aparencia final do trabalho.

abraços
Silvia
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 23 Jan 2006, 18:26

Sílvia,

Parabéns, seus trabalhos são muito bons.
O desenho curvilíneo da flor na última caixa está muito estético. Se você cortar com serra, fica muito melhor e praticamente sem frestas. A propósito, a lâmina que você usou para as pétalas é ingrata para cortar com estilete.

Você tem talento natural para marchetaria.
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
Avatar do usuário
Emilio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1038
Registrado em: 26 Set 2005, 00:22
Cidade: São José dos Campos - SP
Idade: 72

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Emilio » 23 Jan 2006, 23:31

Olá Sílvia,

Seja bem vinda e parabéns pelos seus trabalhos.
Que tal se você colocar mais fotos dos seus trabalhos no tópico aberto pelo Manoel: Mostre seu trabalho de marchetaria viewtopic.php?t=1469

Emílio
Avatar do usuário
dubigodi
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Nov 2005, 19:38
Cidade: Oeste Paranaense
UF: PR
Idade: 69

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por dubigodi » 29 Jan 2006, 10:37

Olá pessoal, neste endereço ( http://www.emobile.com.br/home_revistas ... revista=16 ) tem um arquivo em pdf que fala sobre a aplicação de colas em dviersos tipos de madeira e principalmente sobre laminas e afins, fale a pena dar uma olhadinha... :oo:
abraços :cade:
Avatar do usuário
max
Membro
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 25 Out 2005, 08:02
Cidade: rio de janeiro
Idade: 48

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por max » 01 Fev 2006, 17:44

Grande Silvia parabens pelos trabalhos, realmente é uma artista, coloque mais fotos.
Abração Max
simone lau
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Dez 2005, 18:13
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por simone lau » 19 Mar 2006, 18:40

:D Oi pessoal, aqui é a Simone Lau e tb estou me aventurando em marchetaria, ainda estou bem no inicio e estou adorando as explicações que voces tem passado.

Bem a minha dúvida é a seguinte: quero fazer uma bandeja para café, e não sei como folheá-la por dentro.

1) Como eu faço a bandeja, corto, colo e monto - fica melhor eu folhear primeiro e depois montá-la?

2) ou posso preparar a bandeja e depois folheá-la?, se fizer isto e for usar a cola de contato tenho medo de não conseguir colocar direitinho nos cantinhos internos e acabar colando tudo errado.
Neste caso posso utilizar a cola branca?

Aquela cola "Pra quê Prego?" alguém já utilizou?

Por favor me ajudem,
Obrigada e um abraço a todos,
Simone Lau
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 19 Mar 2006, 19:01

Simone,

Entendo que sua bandeja não está montada, isto é, você quer marchetear a base da bandeja e, eventualmente as laterais.

Se é assim, sugiro que você faça todo o trabalho de marchetaria, bem como aplicar lâminas no fundo e dar acabamento completo, (inclusive as laterais) antes de montar a bandeja. No entanto, faça antes uma montagem "a seco" para ver se tudo vai dar certinho no momento da colagem final.

Pessoalmente prefiro montar o desenho, colando peça por peça. No entanto, se você utiliza um desenho mais complexo, com muitas peças pequenas, vale a pena fazer a montagem em fita crepe e colar tudo junto.

Uso sempre cola contato. O uso de cola branca demanda prensagem posterior, o que costuma ser um complicante.

Nunca usei essa cola "milagrosa" "pra quê prego?"
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
simone lau
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Dez 2005, 18:13
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por simone lau » 20 Mar 2006, 17:04

Oi Manoel, você cola pecinha por pecinha? nossa! deve ser muito trabalhoso!!!
Eu ainda não iniciei a bandeja, mas já estava pensando como fazê-la. Vou tentar fazer do jeito que vc disse, tentar com ela desmontada, fazer a aplicação e depois montá-la.
Obrigada mais uma vez,
Simone Lau
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem