GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

MarchetariaCola branca...segura mesmo...

Fórum exclusivo para discussões sobre a Arte da Marchetaria e afins.
Avatar do usuário
dubigodi
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Nov 2005, 19:38
Cidade: Oeste Paranaense
UF: PR
Idade: 69

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por dubigodi » 29 Jan 2006, 10:37

Olá pessoal, neste endereço ( http://www.emobile.com.br/home_revistas ... revista=16 ) tem um arquivo em pdf que fala sobre a aplicação de colas em dviersos tipos de madeira e principalmente sobre laminas e afins, fale a pena dar uma olhadinha... :oo:
abraços :cade:
Avatar do usuário
max
Membro
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 25 Out 2005, 08:02
Cidade: rio de janeiro
Idade: 48

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por max » 01 Fev 2006, 17:44

Grande Silvia parabens pelos trabalhos, realmente é uma artista, coloque mais fotos.
Abração Max
simone lau
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Dez 2005, 18:13
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por simone lau » 19 Mar 2006, 18:40

:D Oi pessoal, aqui é a Simone Lau e tb estou me aventurando em marchetaria, ainda estou bem no inicio e estou adorando as explicações que voces tem passado.

Bem a minha dúvida é a seguinte: quero fazer uma bandeja para café, e não sei como folheá-la por dentro.

1) Como eu faço a bandeja, corto, colo e monto - fica melhor eu folhear primeiro e depois montá-la?

2) ou posso preparar a bandeja e depois folheá-la?, se fizer isto e for usar a cola de contato tenho medo de não conseguir colocar direitinho nos cantinhos internos e acabar colando tudo errado.
Neste caso posso utilizar a cola branca?

Aquela cola "Pra quê Prego?" alguém já utilizou?

Por favor me ajudem,
Obrigada e um abraço a todos,
Simone Lau
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 19 Mar 2006, 19:01

Simone,

Entendo que sua bandeja não está montada, isto é, você quer marchetear a base da bandeja e, eventualmente as laterais.

Se é assim, sugiro que você faça todo o trabalho de marchetaria, bem como aplicar lâminas no fundo e dar acabamento completo, (inclusive as laterais) antes de montar a bandeja. No entanto, faça antes uma montagem "a seco" para ver se tudo vai dar certinho no momento da colagem final.

Pessoalmente prefiro montar o desenho, colando peça por peça. No entanto, se você utiliza um desenho mais complexo, com muitas peças pequenas, vale a pena fazer a montagem em fita crepe e colar tudo junto.

Uso sempre cola contato. O uso de cola branca demanda prensagem posterior, o que costuma ser um complicante.

Nunca usei essa cola "milagrosa" "pra quê prego?"
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
simone lau
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Dez 2005, 18:13
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por simone lau » 20 Mar 2006, 17:04

Oi Manoel, você cola pecinha por pecinha? nossa! deve ser muito trabalhoso!!!
Eu ainda não iniciei a bandeja, mas já estava pensando como fazê-la. Vou tentar fazer do jeito que vc disse, tentar com ela desmontada, fazer a aplicação e depois montá-la.
Obrigada mais uma vez,
Simone Lau
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por manoel varella » 20 Mar 2006, 21:07

Simone,

É difícil explicar muito bem sobre a montagem da bandeja. Tudo depende do desenho que você vai aplicar e da técnica a ser usada. Se for marchetaria geométrica (linhas retas cortadas com estilete) ou marchetaria "orgânica" (linhas curvas cortadas com serra).

Sempre é possível montar o desenho em fita crepe ou fita colante e aplicar como um todo, mas tudo depende do desenho e da técnica.

Se você mora na região Oeste ou Sul de S. Paulo, está perto da Granja Viana, onde moro. Se quizer aparecer, poderemos conversar mais praticamente.
MARCENARIA E MARCHETARIA TAMBÉM É TERAPIA E RIMA!
simone lau
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Dez 2005, 18:13
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por simone lau » 21 Mar 2006, 19:05

Manoel, eu moro no Jaguaré e obrigado pelo convite, mas atualmente estou com uma reforma brava e não vai dar para ir até aí. Mas fico agradecida.
Fiquei pensando nas suas respostas e tenho uma outra dúvida:
têm pessoas que já compram a bandeja pronta e vão folhear da maneira normal ( ou seja colocando uma única folha de madeira como a imbuia, ou o marfim, de uma côr só), como é que se coloca a folha na parte central e nas laterais internas da bandeja? se usando a cola de contato que é encostar e já grudar, não dando chance para os acertos.


Ah! eu fiz um teste com a cola "Pra quê prego?" colando 2 folhas de madeira e me parece que deu certo. Vou tentar em alguma peça e depois eu lhe falo...
A cola é da Henkel - Loctite, vou ver se acho o site e coloco aqui.
Um abraço,
Simone Lau
simone lau
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 09 Dez 2005, 18:13
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por simone lau » 21 Mar 2006, 19:15

Manoel, esta cola da Henkel tem o site mas não explica nada. Vou lhe dizer o que diz no rótulo atrás dela:
Adesivo multiuso recomendado para fixar rodapés de madeira, fórmica para revestimento de gabinetes e mesas, pisos de vinil, azulejo, ladrilhos, puxadores de metal e de madeira e etc...

o site é : http://www.henkel.com.br/int_henkel/adh ... /index.cfm
Simone Lau
Acir
Membro
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 09 Jan 2007, 12:52
Cidade: Uberaba / MG
Idade: 63

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Acir » 12 Ago 2007, 12:53

Ola pessoal. Em um livro de marchetaria citado aqui, no qual nao me lembro o titulo, mas me parece que o autor e mike bourton. O autor e marcheteiro usa cola de pele de coelho, em ingles rabbit skin glue. A cola pode ser adquirida pelo site da casa do restaurador

http://www.casadorestaurador.com.br/index3.htm

ou importando pelo site

http://www.iconofile.com/detail.asp?PRO ... 0:12GLU002

Abracos.
acir
Acir
Membro
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 09 Jan 2007, 12:52
Cidade: Uberaba / MG
Idade: 63

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Acir » 12 Ago 2007, 14:18

Abraco a todos. Ainda sobre cola. Alguem ja usou a cola fastbon da 3m?
Segundo os vendedores esta cola e ideal para laminados. Mas o preco nao anima
+ ou - 30,00 o litro, apesar dos vendedores afirmarem que o rendimento compensa.

Abracos.
acir
Avatar do usuário
Inor
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 18 Out 2005, 13:54
Cidade: Sao Paulo
Idade: 56

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Inor » 06 Dez 2007, 10:41

dubigodi escreveu:Um amigo me disse que nos seus trabalhos em marchetaria ele utiliza cola branca, essas comuns para colagem de madeira, só que ele aplica antes nas duas peças a serem coladas e espera a secagem total, em seguida as sobrepoe e aplica o ferro de passar roupa bem quente sobre as mesmas e que o trabalho fica realmente bom...será que está correto esse uso da cola, isso não se soltará mais tarde....

Dubigodi,

Tenho utilizado em meus trabalhos rádica de imbuia e imbuia crespa, tais madeiras são muito secas e quebram com muita facilidade, o que tenho feito: Utilizo um ferro de passar roupas com vapor (velho) para alisar a folha antes de colar, fiz um teste ulizando rádica de imbuia, passei cola branca na folha, duas demãos, e na caixa também duas demãos, após secagem, coloquei a folha com o lado de cola em contato com a caixa e utilizei o ferro de passar sem o vapor em cima, foi passado e utilizando o martelo de folhear, o resultado ficou muito bom, ou seja ficou perfeitamente colada.

Pelo que percebi, com o calor a cola se funde unido as pessas.

Abraço

Roni
Avatar do usuário
dubigodi
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 21 Nov 2005, 19:38
Cidade: Oeste Paranaense
UF: PR
Idade: 69

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por dubigodi » 06 Dez 2007, 21:45

Olá Roni
Passado este tempo descobri que a cola branca segura bem em superficies planas desde que prensadas devidamente, mas se coladas em curvas (tipo tampas de baú) e dependendo das condições climaticas (muita umidade no ar) ela começa a se soltar, formando bolhas e aih o trabalho vai pro espaço, pra resolver o problema eu coloco o ferro de passar roupa bem quente sobre o trabalho, devidamente protegido por uma folha de papel para não danificar o que esta sendo aquecido, ai volta ao normal, mas com o passar do tempo ela se solta, portanto para pequenos trabalhos o melhor ainda para mim é a cola de contato, cola branca só se for prensada e esperar secar muito bem para poder continuar o trabalho, caso contrário ela se solta mais tarde...
:D
abraços
luizbsb
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Jul 2008, 18:25
Cidade: Brasília
Idade: 49

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por luizbsb » 24 Jul 2008, 14:47

Olá pessoal,

Eu faço desenho com poucos tipos de peças que se repetem dezenas de vezes em módulos que também se repetem dezenas de vezes. Costumo fazer assim:

- Aplico cola branca em pedaços de folha de madeira (20x30cm +-) e aplico as folhas em lâminas de PVC de 0,8mm, depois prenso esses conjuntos separados por placas de MDF. Apóssecar destaco o PVC das folhas, que ficam com 1 camada de cola que evita quebras no corte e manuseio.
- Corto os vários tipos de peças com bastante precisão, para não ter problemas na montagem. Um exemplo: pentágonos regulares com alturas de 13.1 ± 0,05mm (±0,1mm da dor de cabeça na montagem)
- Monto os módulos colando as peças com Pritt em papel sulfite, usando gabarito de lâmina de PVC para posicionar com precisão algumas peças chave, as outras encostam nessa peças chave.
- Colo os módulos entre sí também com Pritt, formando o conjunto final.
- Aplico cola branca na superfície a ser revestida, aplico o conjunto final e prenso.
- Passo um pano molhada sobre o sulfite que ficou para cima, aguardo uns minutos. A cola pritt se solta e os pedaços de sulfite saem inteiros.
recort
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 17 Abr 2007, 20:59
Cidade: sao paulo
Idade: 50

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por recort » 04 Abr 2010, 11:35

Ola Pessoal,

Sei que este topico já está muito tempo sem comentarios, porem eu estava pesquisando sobre colagem de folheados e caí aqui ...

Nao gosto de usar cola de contato base solvente, e a base da agua acho fraca e tambem tive problemas com rachaduras.

Na verdade fiquei bastante curioso sobre este processo de colagem com cola de PVA utilizando ferro de passar, e encontrei bastante informaçao sobre esta forma, e parece que funciona sim.

As dicas sao as seguintes:

- Voce pode utilizar cola branca ou amarela.
- Passe pelo menos 2 maos de cola, já que a primeira tem boa parte absorvida, espere pelo menos 15 minutos para dar a 2ª demao.
- O ideal é utilizar um rolinho, e passar uma camada bem fina (uma dica é diluir a cola em 1;10)
- Aplique cola nas 2 partes a serem coladas
- A colagem pode ser feita cerca de 30 minutos apos a 2ª ou 3º demao de cola. Outra dica é usar uma camiseta (algodao) entre o ferro e a folha, pressionando do meio da peça para as bordas.

A cura final se dá apos 24 horas, e depois segue-se qualquer tipo de acabamento.
A vantagem é que como a cola só é ativada com o ferro quente, voce evita erros de posicionamento, alem de nao ter contato com o cheiro forte da cola de contato.


Achei bem interessante e vou testar esta tecnica. Assim que tiver os resultados, posto as fotos.

Augusto
"Não são as riquezas nem o esplendor, e sim a tranqüilidade e o trabalho, os que proporcionam a felicidade." [ Thomas Jefferson]
Avatar do usuário
Alask
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2009, 21:35
Cidade: Serra
UF: ES
Idade: 55

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Alask » 04 Abr 2010, 22:35

Queridos amigos do GDM,essa técnica citada,que utiliza a cola PVA e o ferro de passar roupas é ótima e funciona perfeitamente.

Uma hora após a secagem da cola você pode acordá-la com ferro na temperatura média e ficará colado por vários anos.Já fiz várias peças assim (principalmente lâminas em tampo de banquetas).O segredo é não sobreaquecer as peças (use um pedaço de papel de pão para proteger a lâmina do contato direto do ferro).

Veja esse vídeo:



Aqui em meu estado a cola de origem animal era chamada de "cola de boi" e ainda é vendida em algumas lojas pelo Brasil .

Nos EUA ela é conhecida com Hide Glue e é vendida em lojas já na condição "pronta para uso" ou cristais secos.

Aqui à venda na Woodcraft:

Na forma de cristais secos:

http://www.woodcraft.com/Product/200033 ... Pound.aspx

Na forma líquida:
http://www.woodcraft.com/Catalog/Produc ... odid=10577

Aqui um vídeo onde foi usada a cola de boi:


Vídeo 2


Aqui mais alguma coisa em vídeo.

http://woodtreks.com/learn-how-hammer-v ... glue/1493/

Grande abraço.
Avatar do usuário
Rigon
GDMista
GDMista
Mensagens: 923
Registrado em: 14 Mai 2008, 21:20
Cidade: Santo Ângelo - RS
Idade: 59

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por Rigon » 04 Abr 2010, 22:47

recort
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 17 Abr 2007, 20:59
Cidade: sao paulo
Idade: 50

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por recort » 04 Abr 2010, 23:03

Ola Alask e Rigon !!

Entao com certeza funciona !!

Agora, sera que tem alguma diferença entre usar a cola branca ou a amarela ??

Augusto
"Não são as riquezas nem o esplendor, e sim a tranqüilidade e o trabalho, os que proporcionam a felicidade." [ Thomas Jefferson]
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por André Luiz » 04 Abr 2010, 23:19

A amarela tem maiores quantidades de sólidos, proporcionando colagem mais forte. Pode ser usada em situações mais críticas (cadeiras, espigas).

Mas a cola branca pode ser usada normalmente na fabricação de móveis.
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
gunganago
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Nov 2010, 14:04
Cidade: florianopolis
Idade: 41

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por gunganago » 19 Nov 2010, 11:14

Ola Amigos

Sou novo nesse forum, e tbm no mundo da marchetaria, mas ai vai um pouco da minha experiencia dos trabalhos que faço, Sou shaper de pranchas de surf e estou fabricando pranchas com uma capa de lamina de madeira, ela é colada entre as capas de fibra de vidro, o que estou me aprimorando e tentando agregar mais e fazer fazer alguns trabalhos de marchetaria, o processo de colagem das laminas e a vácuo, onde utilizo resina epoxi e a depora fica mais ou menos umas tres horas para secagem, mais o resultado fica muito bom e muito resistente. :D .Se alguem poder me ajudar com alguns links de dicas e curso de marchetaria agradeço. vou providenciar fotos dos trabalhos


Abraço a todos
Avatar do usuário
jairini
GDMista
GDMista
Mensagens: 203
Registrado em: 07 Jan 2011, 19:13
Cidade: Baln Camboriú/SC
Idade: 67

Cola branca...segura mesmo...

Mensagem por jairini » 20 Jan 2011, 02:29

ola silvia, só to de butuca bem quieto mas não aguentei , seus trabalhos são lindos gostei muito, também das ideias e dicas trocadas entre vçs, estou no gdm a pouco e já aprendi muito valeu, ...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem