GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisBancada de marceneiro

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Bancada de marceneiro

Mensagem por (Pantanal) » 21 Nov 2007, 21:50

Sabe, Marcão... Que dá, dá!
Eu inté perfiro vê cuma os marceneiro vão rumano as solução prá dapitá as idéia cás condição quêle tem pra fazê o que percisa! Tem vez que aparece ótimos tutorial que fazie a gente levá o babadô varias veis pra torcê no tanque. Maize condo a gente pensa nas ferramenta que tem pra fazê as coisa, dá aquele dizarranjo!
As veiz o que tem de bão nem é o móve memo! O que mais se proveita é a forma cuma as coisa são feita e quais as ferramenta se usô. E principarmenta as dapitação condo as coisa paresque num vai dar certa...
Bão... dá licença que vô lá torcê e trocá o babadô! :D
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 22 Nov 2007, 07:31

Olá Daniel!

A sua idéia de mudar o tampo "CH" para a altura das rampas " R1 e R2" é boa, mas leve em consideração que você vai perder o "cocho" para as ferramentas, ele é de grande utilidade em uma mesa estreita como essa.

Uma sugestão: Seria fazer uma peça mais estreita (metade de CH) com dois pés que dessem a altura do tampo (peças TA e TB) partinto de dentro de CH (apoiado no MDF), você colocaria essa peça na parte central da bancada nivelando todo o tampo e ainda sobraria cocho de ambos os lados, poderia tambem puxar essa peça para a direita ou para a esquerda.

Quanto aos "Nina Bench" (homenagem para a cadelinha do Marcão) eu ontem peguei o paquimetro e fui medir o cabo de vassoura, ele tem 22mm abaixo da medida dos furos da bancada que é de 25mm. Peguei então um suporte de cabides de armário com 29mm e vou adaptalo a furadeira de bancada e tirar a diferença. A sua idéia me ajudou bastante, eu estava pensando em fazer os "Nina Bench" de outra meneira e iriam me dar muito mais trabalho.

Daniel não se acanhe e continue colocando as fotos, quanto mais melhor, o pessoal que está acompanhando e o pessoal que está se animando a fazer a sua própia bancada terá mais informação e poderá nos consultar quanto aos detalhes. Tambem poderemos ilustrar as informações com fotos, tire quantas você puder.


Olá Marcão!

Parabéns pela homenagem que o Daniel fez para a sua cachorrinha. Quanto a fazer um tutorial acho uma ótima idéia, já temos bastante material e informação e para os que estão pensando em fazer a sua própia bancada aí está um ótimo projeto, cheio de tetalhes e facil de ser alterado de acordo com a nescessidade de cada um.


E vamos em frente, porque as bancadas ainda não estão prontas.

Um abração para todos,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 22 Nov 2007, 20:11

Ari, Marcão e Panta (Alfabeticamente, não por destaque)
Menos..., menos...!
Vocês junto com outros colegas são os pilares do GDM. Os outros três mil somos participes entusiastas de esta grande comunidade, tentando ficar perto de vocês e emulando feitos que, cada um sabe, estão focados a uma satisfação alheia a nosso dia a dia. Com o GDM ninguém tem que pagar terapeuta (Ou psicólogo), a sola menção em um post faz que a pessoa senta-se reconhecida, valorizada, aumente sua auto-estima. Isto faz com que cada um no seu espaço de trabalho aumente a sua produtividade. Na sua família sinta que é uma pessoa que tem importância. Que conta com amigos, mesmo que estejam longe ou não os conheça pessoalmente. O GDM é um agente motorizador da “pessoa”, do ser humano. Por isto muitos de nos (acho) que encontramos um espaço “genuíno” para o desenvolvimento do “ser” como “humano”.
Bom, chega de “tchatchara” (Conversa).

Acácio,
Copiei!
Acho uma boa opção a “mesinha” por cima do tampo CH para não perder o cocho totalmente.
Com referencia aos “Nina Bench”, eu não tinha feito os furos ate saber da grossura do cabo de vassoura. Foi depois que decidi fazer os furos com a broca (segunda-feira ou terça-feira te falo certo qual é a broca). Não tem folga nenhuma.

Marcão,
Fico contente que a Nina vai gostar da homenagem, fiquei meio receoso que não gostasse e ficasse ofendida.

Bom, a bancada ainda não está pronta. Neste final de semana vou sozinho à praia para poder seguir com o serviço. A patroa vai para a serra com a sogra (Minha). O único pedido (Intimação) que fez foi que no final deixe o quiosque em condições de utilizar e arrume a cerca da piscina.
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
zipttar
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Set 2007, 13:53
Cidade: Maricá. RJ
Idade: 48

Bancada de marceneiro

Mensagem por zipttar » 24 Nov 2007, 15:27

Seguedes e Danherito...

Putz... Super-parabens para as bancadas de vocês... Estou com a minha toda cortada, ainda iniciando os primeiros encaixes. Já copiei as fotos das bancadas de vocês, elas estão praticamente prontas, e sem qualquer dúvida, estão excelentes.
Parabens pelo capricho e por dividirem conosco os prazeres e as aflições, rsrs, da construção. Beleza. Parabens...

Grande abraço,

Zipttar
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 27 Nov 2007, 17:19

Zipttar,

Cuida os detalhes do Seguedes para não fazer o que eu fiz. A dele está com melhor aproveitamento do tampo da bancada.
O final de semana não rendeu muito para mim, avancei pouco. Dediquei-me ao acabamento final e acertos dos encaixes, alem de outros serviços que tinha a “obrigação” de fazer (Fora a bancada).
Abçs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 27 Nov 2007, 18:10

Amigos,

sou neófito no assunto, mas resolvi que a primeira coisa que tinha que fazer e precisava era uma bancada. Resolvido isso fui à luta e aproveitei pedaços da minha casa ( é pré-fabricada em madeira, peças de 4,5 x 19,0 cm de maçaranduba ). Ficaram faltando as peças de travamento e acabei comprando frejó ( muito macia, mas vou deixar acabar para trocar ). A bancada ficou com 160 x 82 x 89 cm ( comprimento, largura e altura). Entusiasmado, acabei comprando dois parafusos de carpinteiro n.18, achando que dependendo do trabalho poderá me dar mais versatilidade. A bicha ficou pesada para cacilda, deve estar com quase 60 kg. Ainda vou colocar um tampo na parte de baixo para deixar alguns acessórios e aquelas coisas que insistimos em não jogar fora - um dia a gente acha um utilidade !
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 28 Nov 2007, 12:36

Menegale,

Posta alguma foto para poder “copiar” alguma idéia da tua. Como ainda não está a nossa terminada, sempre é bom ver uma outra.
Abçs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 28 Nov 2007, 12:56

Beleza Danherito,

terei a ousadia de postar umas fostos da monstrenga, é só não reparar demais, apesar de não ter ficado um primor de acabamento, tem me trazido momentos de grande prazer.

Assim que for possível postarei as fotos.
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 29 Nov 2007, 07:29

Olá Zipttar!!

Se você puder coloca mais uma peça no tampo para aumenta-lo, eu chamei essa peça de "TC" já que existia as peças "TA e TB" eu continuei com a mesma metodologia, não esqueça de aumentar tambem as peças " T1, T2, T3 e T4". Você ira notar uma melhora no aproveitamento da área de trabalho.

Daniel,

Eu segui o seu exemplo de fazer os pinos redondos e realmente ficou muito melhor a execução, tive um pouco de trabalho para colocar a madeira do cabideiro na medida ela estava 5mm acima, mas nada de muito dificil. Abaixo segue umas fotos para ilustrar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Daniel aproveitei e fiz dois furos na perna "P4", eles servem para colocar os pinos na horizontal e apoiarem uma peça na vertical se ela for comprida para ficar apoiada na bancada.

Imagem

Imagem

Esse final de semana não rendeu muito, ainda falta as morsas e as laterais.

Aliás segue uma dica para quem quiser comprar os parafusos das morsas, foi o lugar mais barato que encontrei depois de muito pesquisar, a "Martins Bastos & Cia" está com um preço ótimo e se der uma choradinha ainda tem desconto.
O enderreço da "Martins Bastos" é:
Rua do Gasometro, 435 - Brás - São Paulo
Telefone é (11)- 3229-1500
Link do site: http://www.mbastosparafusos.com.br/loja/

Um abração a todos,

Acácio Guedes
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Bancada de marceneiro

Mensagem por Ari » 29 Nov 2007, 07:43

Acácio!!

Tô começando a entender o por que do seu avatar ser quem é ...

Acompanhar você aqui tá muito bacana!

Bração

Ari
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 29 Nov 2007, 11:19

Acacio,

Foi boa a dica dos pinos no pé (P4). Vou fazer também, só que agora o furo vou ter que fazer com furadeira de mão porque já está montada a base. O que estou pensando é fazer outra fileira de furos para os pinos (paralela à outra) no tampo TB e, com a sobra da barra rosqueada, fazer uma morsa para colocar nos furos. Não me lembro o nome disso, não é novo.
O teu final de semana foi como o meu, pouco avanço.
Abcs.
Daniel
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 29 Nov 2007, 13:16

Oi Ari!

A idéia dos furos laterais no pé da bancada não é nova, inclusive eu vi isso em outra bancada que estava a venda na Leroy Merlin e tornear os toquinhos do cabideiro foi uma maneira que encontrei para resolver um detalhe de execução.

E o avatar não é porque eu sou nenhum inventor, mas vivo inventando hehehe...
Ainda tenho algumas novidades para acrescentar a esse projeto e com certeza participa-lo à vocês é muito gratificante, como já disse o Daniel algumas linhas atrás.

Daniel

Cuidado com os furos que você vai fazer com a furadeira de mão, qualquer inclinação irá desviar a linha de corte da broca chata e consequentemente os pinos irão travar no encaixe. Quanto aos furos em "TB" eu não assimilei direito a idéia coloque mais detalhes.

Abraço,

Acacio Guedes
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Bancada de marceneiro

Mensagem por (Pantanal) » 29 Nov 2007, 15:52

Dispois de velho é que vim cunheceê marceneiro-remoto!!!
Só cunhecia controle-remoto inté agora... :lol: !
Tá bunito! Tá bunito!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 29 Nov 2007, 16:14

Panta,
Tudo graças a vocês que nos incentivam! De aqui a pouco vão a aparecer vídeos ou teleconferências explicando cada passo...

Acácio,

Encontrei o que te queria dizer: tinha “pirutcheado” (Copiado ou “pirateado”) o sistema de um site que foi postado aqui.
A idéia é essa:

Imagem
Imagem

Acho que não é difícil de fazer, tomando como base os “Nina bench” e colocando uma porca no meio. Se continuar usando cabo de vassoura, quem vai ficar preocupada é a minha sogra que vai perder o transporte! 8-)
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 30 Nov 2007, 07:30

Daniel!

Essa idéia é interessante, mas se você relembrar o projeto a peça "MC" tem um furo tambem, ela serve para você colocar um dos pinos e ele irá se movimentar junto com a morça. Ele irá apertar a peça que você está trabalhando e a mesma deverá está travada a outro pino no tampo "TA" que tem os outros furos.

Eu fiz quatro "Nina Bench" dois de 4,0cm e dois de 7,0cm, o segundo tem uma area maior para firmar as peças e aperta-las junto com a morça "MC".

Abração,

Acacio Guedes
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 04 Dez 2007, 17:10

Daniel,

você pediu e aí estão as fotos da monstrenga.

Não repare muito não!!

Na verdade, não tenho certeza se consegui enviar as imagens. Se não der certo tentarei novamente.

Um abraço

Menegale
Avatar do usuário
Paulo Moraes
GDMista
GDMista
Mensagens: 744
Registrado em: 03 Nov 2007, 20:09
Cidade: Barueri/SP
Idade: 64

Bancada de marceneiro

Mensagem por Paulo Moraes » 04 Dez 2007, 17:29

Marcao escreveu:O meu filho Panta, bem lembrado, semana passada fiz uma bancada nova, se voce tivesse dito antes teria feito um tutorial dela.

de uma olhada onde fica a minha cachorra quando estou trabalhando(Nina)
Marcao
Marcão,

porque não faz uma casinha para sua cachorra dormir longe do pó de serra ?

E não se esqueça do tutorial...

Forte abraço.
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 04 Dez 2007, 17:41

Menegale,

Não saiu as fotos, tenta de novo. Não te acanhes!!


(continuo com o que já tinha escrito)

Acácio,

Esse sistema serve como complemento à morsa, sobre tudo para peças quadrangulares planas que (Podem) precisar de mais um ponto de pressão. Mas por enquanto não fiz nem um nem outro. Vou deixar para o final fazer os furos sobre o tampo. Andei experimentando com um “suporte vertical para furadeira”, que usava antes de ter a de bancada. Ele gira entorno do eixo e da para regular a altura. Isto vai me permitir furar já com a bancada montada. Dança um pouquinho (Bah! Parece a Sheila Mello!), mas vai quebrar o galho. O mesmo para fazer o furo no pé (P4) com a bancada deitada de lado. Prendo o suporte com grampos e furo.

Bueno, continuamos com a bancada. Com os detalhes vêm as demoras porem andou mais um pouco.
Dei uma lixada geral antes de tudo e passei Jimo Cupim. Bichinho desgraçado esse! É uma praga, inclusive, algumas madeiras já têm furinhos de cupim.

Montei os pés que servem de base da bancada, colando-os e colocando as barras rosqueadas que dão à firmeza necessária para suportar o conjunto do tampo. Para minha surpresa, mesmo com os encaixes “meia boca”, ficou superfirme e em esquadro.
Imagem

Imagem

Mesma coisa com o tampo. Aqui não foi tudo o que esperava. A má qualidade nas junções mais alguma diferença nas alturas das madeiras fez que aparecessem imperfeições. A plaina e lixadeira vão ter que trabalhar bastante para “uniformizar” o tampo. Fiquei entre bravo e decepcionado. Bravo porque poderia ter tido mais cuidado nos encaixes e corrigido na hora de saber das diferenças das madeiras. Decepcionado porque não é algo que da para refazer.

Imagem

Ai damos um tempinho, atendemos a filhota e recarregamos as baterias!
Imagem

As morsas merecem um trato especial, muita atenção na hora dos furos e encaixes. Sem duvidas a morsa horizontal é mais complicada e a mais difícil. Porem, a satisfação de montá-la e ver os resultados, não têm preço!
Fiz o “berço” das porcas com furadeira e terminei com formão. Depois coloquei uma tampa aparafusada para assegurar e suportar a força do parafuso. Acho que agüenta!

Imagem

Imagem

Falta cortar na medida certa a barra rosqueada e o acabamento de aperto.
Imagem

Imagem


Dei uma reforçada nas junções da morsa com parafusos. Já tinha visto aqui no GDM algo parecido, acho que foi numa bancada do Emilio. Deu boa firmeza, que não senti no começo, quando estava testando. A origem é a mesma do tampo, os encaixes não estavam exatos e tinha certa tendência a movimentar-se. Mesmo com encaixes perfeitos acho que é uma opção valida o reforço, o conjunto trabalha muito e as torções são fortes.

Imagem

Falta a madeira para o cocho das ferramentas e as alterações sugeridas por Acácio.

O dia termina e ainda tenho que juntar todas as ferramentas, limpa-las, coloca-las nas respectivas caixas e levar-las para o quartinho, alem de limpar o quiosque. Isso me consome mais de duas horas.

Bom, espero na próxima postagem mostrar o “produto acabado e em uso”.
Abçs.
Daniel
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

Bancada de marceneiro

Mensagem por handy » 04 Dez 2007, 19:17

Caro Daniel
Estou muito feliz ao compartilhar do seu entusiasmo. Você chegou ao GDM, foi trocando idéias com os companheiros, desenvolvendo e aperfeiçoando seus projetos e, principalmente, os colocou em prática. Acho que não podemos mais lamentar pela sua carteira, pois o dinheiro gasto parece estar te dando uma enorme satisfação e, principalmente, está contagiando muitos que aqui chegam e ainda tem alguma dúvida que "mexer com madeira" é uma das melhores terapias. Parabéns pelos trabalhos e pela filhona que, ao ver o entusiasmo do pai, quem sabe será uma futura GDMista.
Um abraço :D
Daniel
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Bancada de marceneiro

Mensagem por Ari » 04 Dez 2007, 23:49

Grande Danherito!!

Só tem uma coisa, sua mocinha é muito mais bonita que a bancada... Linda!!

Mas a bancada tá muito bacana sim!

Parabéns!

Ari
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 05 Dez 2007, 12:38

Daniel,

Tu viste como as coisas andam? Contigo foi uns dos primeiros em trocarmos umas idéias. Estava me animando a escrever. O GDM é um agente motivador muito poderoso! Hoje diria que é “viciador” e eu um “madero-dependente”. O desejo de fazer coisas vai aumentando e são mil idéias que alguma vai sair. É o que diz antes, com o GDM e madeira ninguém precisa Psicólogo. A satisfação é muito grande, mas a carteira sempre sofre.
Acho difícil que minha filha (Isadora) puxe o pai! Está mais para a mãe e avo: rueiras!

Ari,

A gente se esforça! Na realidade as duas são minhas filhas, claro que uma “fiz” mais bonita que a outra (Baba escorregando....)

Abcs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 05 Dez 2007, 13:09

Vamos ver se consigo agora. Como lhe disse, a minha bancada não chega nem aos pés da que tenho visto aqui no Fórum. Tentei aproveitar a madeira que tinha lá em casa e ainda foi minha primeira aventura nessa arte.
O móvel, feito em angelin foi minha segunda aventura. Sofri como um porco no forno para fazer os encaixes, que deixaram um pouco a desejar.

Um abraço aos amigos do fórum.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 05 Dez 2007, 13:26

Ooopaaa!!

Menegale,

“Tava” escondendo o jogo!! Muito boa a tua bancada, da sensação de robustez e firmeza. Vi que tem duas morsas verticais, mas permitiria acrescentar uma horizontal. Aí é que está o lado bom: é versátil para ir agregando coisas.
O GDM tem mais uma versão de bancada!
Parabéns!
Abcs.
Daniel
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 05 Dez 2007, 18:19

Obrigado pela gentis palavras meu caro Daniel.

A monstrenga é robusta mesmo e agradeço a sugestão da morsa horizontal. Vou tentar adaptar uma.

Menegale
Avatar do usuário
seguedes
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Out 2007, 20:41
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 60

Bancada de marceneiro

Mensagem por seguedes » 07 Dez 2007, 15:02

Daniel,

Tenho que concordar com o Ari a sua menina é muito mais bonita que a bancada, parabéns!!
Quanto ao reforço dos encaixes das morsas tambem percebi uma certa fragilidade, resolvi tambem, colocar parafusos para reforçar as junções só que eu usei parafusos bem maiores.


Menegale, bem vindo!!

A sua bancada realmente é bem robusta e a utilização de duas morsas é mais uma opção para o pessoal que ainda vai começar a fazer a própia bancada.

Abraço a todos,

Acacio Guedes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem