Abrindo
Guia do Marceneiro
TUTORIAL PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - SERRA ESQUADREJADEIRA - A ESTRUTURA DA SERRA
 
A ESTRUTURA DA SERRA
Para que a serra tenha estabilidade e pouca vibração, é preciso uma estrutura forte e pesada .
Veja abaixo uma forma de se fazer esta estrutura gastando pouco, mas com boa qualidade.
Para fazermos esta estrutura devemos usar materiais apropriados como perfil U dobrado reforçado ( k ) ou viga laminada de 3" e cantoneira de 2".

Na imagem ao lado, podemos ver toda a estrutura principal da serra já montada.
Apenas os trilhos da mesa corrediça, a mesa corrediça e os pés telescópicos não estão presentes.

Estrutura da serra




Recomendamos a preferência pelo uso do perfil U ( k ) por ser mais barato que a viga laminada, porém, caso possa gastar um pouco mais, use a viga laminada, que é bem mais resistente.

Quase toda a estrutura da serra deve ser feita com os perfis ou vigas, enquanto que, as cantoneiras serão usadas nos estrados que serão as mesas da serra.

Estrutura da serra


Ao lado temos a imagem do esqueleto já com os trilhos do sistema de regulagem e os suportes dos trilhos da mesa corrediça instalados. Os suportes dos trilhos da mesa corrediça devem ser aparafusados e não soldados.

Abaixo temos a imagem do esqueleto da serra. Note que o tampo ( a ), já esta colocado por cima do engradado de cantoneiras de 2".
Estrutura da serra

Estrutura da mesa

A grade da mesa móvel .
Constituída apenas de cantoneiras ou de cantoneiras e ferro T de 2".Ao lado e abaixo estão as imagens dos engradados feitos de cantoneira ( h )apenas ou de cantoneiras e ferros T.
Na imagem a direita veja que  engradado da mesa fixa não poderá ter cantoneiras na posição do mancal nem da lamina da serra, para não atrapalhar a regulagem do mancal nem limitar o tamanho das laminas de serra que serão usadas.
Não amplia

Estrutura da serra


Ao lado temos o desenho lateral da bancada da serra.
As medidas de largura e comprimento da mesa podem ser alteradas conforme suas necessidades, porém, a medida da altura da bancada (830mm), que deve ser mantida como padrão.
Perfíl
Os pés da bancada da serra, devem ser feitos com duas peças de perfil ( k )soldadas uma contra a outra, formando um tubo quadrado como mostrado na imagem abaixo.


 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury