Abrindo
Guia do Marceneiro
TUTORIAL PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - SERRA ESQUADREJADEIRA - A MESA AUXILIAR
 
OS ADAPTADORES P/ LÂMINAS / MESA AUXILIAR
A mesa auxiliar, auxilia na troca de lâminas, mantendo o rasgo da mesa bem justo a lâmina.
Quando o rasgo da serra fica muito maior que a lâmina, o material que esta sendo cortado, pode se estilhaçar por não existir um ponto de apoio abaixo do corte.
Adaptador de lâminasAo lado temos a imagem de uma mesa auxiliar.
A mesa auxiliar deve ter suas extremidades arredondadas e o rasgo, para passagem da lâmina de serra, deve ser feito de forma que fique no máximo 2 mm de distância da lâmina de serra.
Para cada lâmina de serra com medidas diferentes devemos criar uma mesa auxiliar, isso para que sempre tenhamos  as lâminas adequadamente ajustadas ao seus respectivos adaptadores.

As mesas auxiliares podem ser feitas em alumínio, aço, MDF revestido com fórmica ou qualquer outro material duro, levando em conta apenas que, a espessura da mesa auxiliar não deve ultrapassar a da chapa que compõe a mesa, ficando totalmente faceadas. 

MesaNesta imagem podemos ver como se encaixa a mesa auxiliar a mesa da serra.
Para que possamos fazer tal encaixe, devemos primeiro fazer um corte na mesa nas proporções necessárias para a mesa auxiliar.
O recomendado é que primeiro seja feito o corte da mesa e depois, a partir deste corte, sejam feitos as mesas auxiliares, assim eles ficaram bem ajustados e sem a necessidade de qualquer tipo de presilha para mantê-la firme.

Não amplia.O corte na mesa, é claro, deve ser feito no mesmo formato da mesa auxiliar.
Como já dito antes, a mesa é estruturada com uma grade feita de cantoneiras, sendo assim as próprias cantoneiras podem servir para calçar a mesa auxiliar, evitando que ela passe direto pelo furo da mesa e caia. Caso isso não seja possível, deve-se adaptar pequenos calços por baixo da mesa, limitando as mesas auxiliares e evitando que passem direto pelo furo da mesa.


 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury