Abrindo
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - APRENDENDO A LIXAR 3ª PARTE
 
Manual de Lixamento
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

APRENDENDO A LIXAR
Página: 01 02 03 04
LIXANDO COM A LIXADEIRAS ORBITAL, ROTO-ORBITAL E DE DISCO

trabalhos finos

TRABALHOS FINOS:
A lixadeira orbital oferece um lixamento mais fino para superfícies planas, representando assim, uma boa alternativa (elétrica) à utilização dos suportes de lixa. A sua base efetua movimentos elípticos quase imperceptíveis, resultando em um acabamento fino.

movimento e pressão

MOVIMENTO E PRESSÃO:
Não pressione muito a máquina, deixe-a fazer o seu trabalho. Efetue movimentos de vaivém o mais amplos possível (não é necessário ser no sentido dos veios), libertando assim a aspereza da placa. Ultrapasse sempre as zonas já lixadas.

as lixas

AS LIXAS:
Corte as folhas de lixa um pouco maior que a base da lixadeira. Prenda a lixa na base usando o sistema da maquina. Algumas maquinas têm grampos dentados nas extremidades para prender as lixas.

excêntrica

A LIXADEIRA ROTO-ORBITAL:
Esta permite, devido à sua base maleável, o lixamento e polimento de superfícies não planas. O dispositivo de "arranque suave" evita esfolamentos quando se inicia o funcionamento. Quanto mais apoiar, mais fino é o lixamento (neste caso subsiste só o movimento orbital).

esmerilhadeira

A LIXADEIRA ANGULAR:
A lixadeira angular geralmente é utilizada para grandes desbastes. Pode-se usar lixas apropriadas finas ou grossas, dependendo do desbaste que se deseja executar.
LIXANDO COM A FURADEIRA

Lixando com furadeira

OS DISCOS DE LIXAR:
A montagem de discos numa furadeira permite sobretudo fazer trabalhos mais delicados : remover ferrugem em metal, decapar superfícies pintadas (madeira reservado às superfícies côncavas ou não visíveis). O suporte de borracha deve estar sempre inclinado 15º em relação à superfície a ser trabalhada.

estacionária

UTILIZAÇÃO ESTACIONÁRIA:
Pode ser interessante utilizar em suporte fixo a sua furadeira equipada com um disco abrasivo (este último deve estar perpendicular à superfície da bancada). Uma guia regulada a 45º permitirá lixar os ângulos. Não pressione demasiado o seu trabalho contra o disco, para evitar manchas negras de "aquecimento".

rolo

O ROLO DE LIXAR:
O rolo de lixar monta-se no mandril da furadeira. Ele é maleável, o que permite o trabalho de superfícies arredondadas, a banda abrasiva que o envolve adapta-se assim à forma do objeto a trabalhar (lixar objetos com formas complicadas como cadeiras e etc.).

escovas

AS ESCOVAS DE NYLON:
Em regra geral, a cor das escovas de nylon, muito robustas, indicam a sua utilização (vermelho: lixamento forte, azul: lixamento fino e assim por diante). Para trabalhar a madeira são preferíveis às escovas metálicas cujas partículas se incrustam e acabam por enferrujar.

segurança

A SEGURANÇA:
Lixar pode ser tão perigoso como serrar ou cortar. É recomendado utilizar sempre um saco coletor. Use máscara e óculos de segurança. Antes de arrumar a máquina desligue-a da tomada elétrica.
Página: 01 02 03 04
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury