Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - APRENDENDO A FURAR 4ª PARTE
 
Manual de Manuseio de Furadeiras
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

APRENDENDO A FURAR
Página: 01 02 03 04

furando reto

FURANDO RETO:
Perfurar reto em madeira nem sempre é uma operação fácil. Para as bordas dos painéis utilize uma guia de perfuração. Para as peças mais largas guie-se por um esquadro.

limalhas

LIMALHAS:
Ao realizar furos passantes, é possivel que se formem limalhas na saída da broca (sobretudo em painéis estratificados). Para evitar isso, coloque uma peça de madeira sob o local do furo e aperte as duas peças com um grampo.

em viés

FURAÇÃO EM VIÉS:
Quando precisar de perfurar em viés num dado ângulo, encontre ou confeccione uma peça de madeira chanfrada no mesmo ângulo. Colocada sobre a peça a perfurar, irá servir de guia ao percurso da broca .

furando encaixes

EXECUÇÃO DE ENCAIXES:
Para executar encaixes (ex : colocação de uma fechadura), comece por fazer uma série de furos cegos alinhados a todo o comprimento do encaixe. Perfure os das extremidades, o do meio, e depois, usando um formão, entalhe o local previamente marcado .
Página: 01 02 03 04
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury