Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - APRENDENDO A FURAR 3ª PARTE
 
Manual de Manuseio de Furadeiras
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

APRENDENDO A FURAR
Página: 01 02 03 04
FURANDO METAL

punção

PUNÇÃO :
Sobre o metal, comece por marcar a colocação do furo com o punção : depois posicione a broca com precisão, para que não deslize. Pode escolher as brocas HSS (high speed steel) em aço rápido.

placas finas

PLACAS FINAS:
Não perfure jamais uma placa metálica fina, segurando-a com a mão. A broca, ao atravessar a placa, poderia arrastar a placa no seu movimento de rotação. Coloque a placa entre duas peças de compensado, presas num torno ou num grampo de carpinteiro.

furação larga

PERFURAÇÃO DE GRANDE CALIBRE:
Se quiser fazer um furo de grande calibre em metal, comece por executar uma pré-perfuração de calibre mais pequeno, que, seguidamente, guiará a passagem da broca maior, com precisão. Atue, se necessário, em 3 etapas : primeiro com brocas de 5 e 8 mm, e acabe com uma de10 mm .

lubrificador

LUBRIFICAR:
Não exerça mais que uma ligeira pressão na perfuração do ferro ou aço (nunca utilize a percussão). Mesmo assim lubrifique (com vaselina) durante o trabalho, para arrefecer as superfícies. Alivie a pressão no fim da perfuração, para não deformar o metal .

tubos

TUBOS:
Se tiver que perfurar tubos, utilize um suporte para assegurar uma perfuração perfeitamente vertical. Aperte a peça (protegida por um papelão ou um pano) num torno. Para evitar a deformação dos tubos ou outros perfis ocos, introduza uma cunha de madeira com o mesmo formato no seu interior.
FURANDO MADEIRA

verruma

VERRUMA:
A verruma é muito prática na preparação de furos destinados a parafusos. Gire-a primeiro de direita para a esquerda , até que a ponta se introduza na madeira. Depois gire-a à direita, até à profundidade desejada .

brocas para madeira

BROCAS PARA MADEIRA:
A broca com hélice rápida (1) permite a perfuração de lado a lado ou parcial em todas as qualidade de madeira. A broca helicoidal (2) possuí uma ponta de centrar e duas pontas cortantes, para os furos de lado a lado. As brocas para martelos eletro pneumáticos devem ter um veio fresado.

brocas chatas

BROCAS CHATAS:
As brocas chatas apresentam uma ponta de centrar colocada entre duas superfícies cortantes. Permitem a execução de furos em viés de grande calibre (até 35mm) em madeira, transversalmente ou no sentido do fio. Este tipo de operação efetua-se a velocidade elevada (1500/3000 RPM).

escariadores

FRESA DE ESCARIAR MADEIRA:
Permite o acabamento da pré-perfuração destinada aos parafusos : executa o corte cônico, no qual se instalará a cabeça do parafuso. Geralmente basta um pouco de massa para a tornar completamente invisível .

brocas extensíveis

BROCA EXTENSÍVEL:
Apresenta uma ponta de centrar e uma lâmina que se desparafusa para ser regulada à largura desejada (diâmetro da perfuração : até 60 mm e mais). Coloque a furadeira sobre um suporte, ou fixe muito bem a peça a trabalhar num torno. Essas brocas são difíceis de se encontrar e normalmente têm que ser importadas.
Página: 01 02 03 04
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury