Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - APRENDENDO A FURAR 2ª PARTE
 
Manual de Manuseio de Furadeiras
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

APRENDENDO A FURAR
Página: 01 02 03 04
PEDRA, TIJOLO E CONCRETO

concreto

CONCRETO / PEDRA OU TIJOLO:
Para perfurar concreto, pedra ou tijolo, engate a percussão ou o martelo pneumático. Se tiver que perfurar um material macio (como o gesso) antes de atingir a camada dura, espere por este momento para engatar o mecanismo, de forma a não danificar a superfície da parede.

brocas

BROCAS PARA PEDRA E CONCRETO:
As duas dispõem de pontas em vídea (geralmente coloridas). Se as brocas para pedra não conseguem perfurar o concreto, o contrário já é possível. Verifique se os veios das brocas são os que convêm à sua máquina. Ao equipá-la com um buril, pode perfurar as paredes.

materiais macios

MATERIAIS MACIOS:
A perfuração em materiais de construção macios (blocos ou placas de gesso, cerâmica, tijolo comum ou pedra macia) faz-se sem percussão. Caso contrário, arriscaria, devido às vibrações, a fazer um furo demasiado grande. Se quiser utilizar buchas, acrescente 3 a 4 mm de profundidade.

guia de profundidade

GUIA DE PROFUNDIDADE:
A guia de profundidade, inserida na máquina, e apertada à distância desejada, relativamente à ponta da broca, permite-lhe limitar a profundidade do furo (1). Se não tiver uma guia, pode enrolar a broca com fita adesiva, no comprimento desejado (2).

punho lateral

PUNHO LATERAL :
A máquina fica mais fácil de manusear na execução de trabalhos pesados, e permite-lhe exercer uma pressão mais forte. O punho é, as vezes, amovível. Durante a perfuração, mantenha a máquina na posição certa para não torcer ou quebrar a broca : uma broca torcida fica inutilizável !

furos largos

FUROS LARGOS:
Para obter um furo largo na parede, perfure primeiramente uma série de furos na forma de um círculo. Durante a perfuração, retire regularmente a broca para que o furo não se encha de pó. Depois utilize a serra copo para executar o furo largo (não escavar com o buril).

detectores

DETECTORES:
Procure a presença de eventuais canos sanitários ou elétricos antes de começar os trabalhos. Para tal, pode utilizar um detector de corrente, ou de metais. Se encontrar um cano ou mesmo uma simples peça metálica (concreto armado), renuncie a perfurar nesse lugar.

poeira

POEIRA:
A perfuração liberta muita poeira. Pode recolhê-la dentro de um envelope aberto fixo à parede ou, se fizer uma perfuração no teto, enfie uma metade de bola de tênis, a tampa de um aerossol ou um filtro de café sob o mandril da máquina .

cerâmica

CERÂMICA:
Perfure a cerâmica com uma broca de ponta de vídea. Marque a colocação do furo com uma ponta aguçada e uma caneta hidrocor. Sobre a marcação coloque fita adesiva transparente, em cruz, e faça uma incisão no local de perfuração, para que a broca não deslize. Perfure lentamente (300/500 RPM).

vidro

VIDRO:
Perfure o vidro com uma broca para pedra ou uma broca especial em carboneto. À volta do futuro furo, faça um círculo com massa para vidro, enchendo-o de vaselina ou aguarrás para lubrificar a broca. Coloque a placa de vidro numa superfície completamente plana, use óculos de proteção e perfure a baixa velocidade.
Página: 01 02 03 04
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury