Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - INSTALANDO FECHADURAS 2ª PARTE
 
Manual de instalação de fechaduras 2ª parte.
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

INSTALANDO FECHADURAS EXTERNAS
Página: 01 02

marcação

A MARCAÇÃO:
Mantenha a porta aberta com a ajuda de um calço.
Encoste o molde fornecido à porta, com um punção marque os eixos de perfuração dos parafusos e o local reservado ao tambor de segurança impresso no molde. Faça o mesmo no outro lado da porta .

perfuração

A PERFURAÇÃO:
Para o furo destinado ao tambor no lado exterior da porta pode simplesmente utilizar a serra copo, usando a lamina com o diâmetro correto. Faça os furos para os parafusos de fixação com uma broca de madeira comum.

ponta do tambor

A PONTA DO TAMBOR:
Coloque o tambor no buraco feito no lado exterior da porta. Meça a ponta do tambor que deve já estar colocado na fechadura e corte-o com a mini serra de metais para que fique com o comprimento necessário.

colocação

COLOCAÇÃO DA FECHADURA:
Fixe a fechadura na porta com os parafusos fornecidos, fixe também o tambor. Para certos modelos de fechaduras visíveis é preciso antes desmontar a caixa da fechadura, fixá-la e por último montá-la.

caixa de trincos

A CAIXA DE TRINCOS :
A caixa de trincos deve ser colocada em frente da fechadura. Assegure-se do seu correto posicionamento fechando a porta o melhor possível, com o trinco para fora e a caixa de trincos no local. Marque em seguida no marco a posição da caixa.

testeira

A TESTEIRA (ESPELHO):
Na maior parte dos casos deve desbastar a ombreira para que a testeira (espelho) da caixa de trincos não fique saliente. Marque cuidadosamente o seu contorno antes de desbastar com o formão.

fixação

A FIXAÇÃO: Fixe a caixa de trincos sem esquecer de colocar os parafusos nos furos previstos para a fixação. Se forem necessários ajustamentos, faça-os com uma lima.

gremalheira

A FECHADURA DE TRANCAS (GREMALHEIRA):
Para maior segurança pode optar por fechadura de trancas (gremalheira); estas têm vários trincos (3,5 ou mesmo 6) com uma só chave. As trancas situam-se no cimo e na base da porta. Existem modelos de fechaduras de trancas visíveis e de embutir.

ferrolho

O FERROLHO DE RECONHECIMENTO (PEGA LADRÃO):
O ferrolho de reconhecimento oferece uma possibilidade bem interessante. Ele permite entreabrir a porta sem a abrir completamente (acionando o ferrolho) : um ponto a mais para a sua proteção.
Página: 01 02
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury