Abrindo
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - INSTALANDO DOBRADIÇAS 2ª PARTE
 
Manual de instalação de dobradiças 2ª parte.
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

INSTALANDO DOBRADIÇAS
Página: 01 02

sobre a porta

DOBRADIÇAS SOBRE A PORTA:
Fixe depois as dobradiças nos entalhes feitos na porta. Faça os primeiros furos com o punção ou verruma para assegurar que os parafusos ficam bem presos. Utilize parafusos com cabeça fresada, que colocará no lugar com uma chave de fendas ou com um furadeira parafusadeira.

na ombreira

MARCAÇÃO NA OMBREIRA:
Uma vez fixas as dobradiças da porta, coloque-a sobre calços na posição de aberta encostada ao marco. Coloque a parte macho da dobradiça e controle a sua posição em relação ao entalhe (retifique se necessário). Marque as áreas dos parafusos.

instalação

INSTALAR AS DOBRADIÇAS:
Faça os primeiros furos com uma verruma ou uma furadeira equipada com uma broca de pequeno diâmetro, de forma a não danificar a madeira ao aparafusar. Fixe provisoriamente as dobradiças com apenas um parafuso. Pode assim verificar o funcionamento da porta ao abrir e fechar.

no marco

INSTALAÇÃO DA PORTA NO MARCO:
Se a porta não articular facilmente ou não ficar bem alinhada verticalmente, desaparafuse as dobradiças do marco e aprofunde um ou mais entalhes (o quanto for necessário). Na maioria das vezes, basta aprofundar o entalhe superior um milímetro, para retificar todos os defeitos.

definitiva

COLOCAÇÃO DEFINITIVA:
Assim que a porta estiver abrindo e fechando corretamente, você poderá aparafusar definitivamente as outras dobradiças. Uma forma facil de aparafusar é esfregando as roscas dos parafusos numa vela (parafina), ou em um sabão. As cabeças dos parafusos não devem ficar salientes nas dobradiças.

MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO

rangendo

DOBRADIÇAS QUE RANGEM:
Para evitar que as dobradiças façam ruído, lubrifique-as regularmente. Abra a porta em ângulo reto e eleve-a sobre as dobradiças, introduzindo um calço qualquer por baixo, como cunha para prendê-la corretamente.

levanta portas

O LEVANTA-PORTAS (PRODUTO IMPORTADO):
Não é necessário desmontar inteiramente a porta. Basta levantá-la um centímetro, o que permitirá alcançar facilmente cada dobradiça evitando danificar o marco.

manutenção

MANUTENÇÃO:
Limpe os pinos das dobradiças com um pano embebido em aguarrás e depois lubrifique-os com óleo. Em seguida encaixe a porta e abra-a e feche-a várias vezes para espalhar bem o lubrificante nos pinos. Limpe as eventuais nódoas com um pano de boa absorção, como os usados em cozinhas.

fixando corretamente

DOBRADIÇAS FIXAS INCORRETAMENTE:
Devido a parafusos desapertados, pode acontecer que as dobradiças fiquem folgadas depois de algum tempo (meses ou anos). Para testar, abra e feche totalmente a porta várias vezes. Caso haja folga, troque as dobradiças.

recolocação

RECOLOCAÇÃO DOS PARAFUSOS :
Abra a porta e, com uma cunha, mantenha-a numa posição em que os elementos das dobradiças estejam perfeitamente no lugar dentro dos entalhes respectivos. Desparafuse os parafusos e substitua-os por outros mais compridos e, se for o caso, mais espessos.

novos furos

NOVOS FUROS :
Se a colocação de um parafuso mais longo não faz efeito, desmonte a dobradiça e aumente o furo. Faça um pino de madeira (um pouco mais comprido que o furo) em forma de cone. Coloque-o dentro do furo (corte o que sobressair com um formão). Faça um primeiro furo erecoloque os parafusos.

substituição

SUBSTITUIÇÃO DA DOBRADIÇA :
Se as novas dobradiças não têm as mesmas dimensões das antigas, você precisará tapar os furos com pinos (com cola para madeira). Resta agora efetuar a marcação, refazer os entalhes e instalar as novas dobradiças.

dobradiças de cravar

AS DOBRADIÇAS DE CRAVAR:
A colocação destas dobradiças é completamente diferente das tradicionais. Primeiro é necessário marcar os eixos dos furos. Você pode usar um gabarito de furação. O elemento macho da dobradiça deve ser fixado no batente da porta.

os furos

OS FUROS:
Faça os furos com uma broca de diâmetro ligeiramente inferior ao dos parafusos. Para fixar as dobradiças no lugar, deve-se aparafusar cada parte, enroscando como se fosse um parafuso. Em seguida, encaixe os dois elementos um ao outro, para montar a dobradiça .
Página: 01 02
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury