Abrindo
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - INSTALANDO DOBRADIÇAS 1ª PARTE
 
Manual de instalação de dobradiças 1º Parte
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

INSTALANDO DOBRADIÇAS
Página: 01 02
LISTA DE EQUIPAMENTOS
graminho GRAMINHO PARA MADEIRA:
Para marcar ou traçar pontos de corte ou entalhe.
esquadroESQUADRO:
É indispensável para traçar os cortes a efetuar um peças de madeira.
formãoFORMÃO:
Se a pega for em plástico, pode bater com um martelo clássico em vez de um macete de madeira.
macete de borrachaMACETE DE BORRACHA OU MADEIRA:
Verifique se a cabeça do macete (de madeira ou borracha) está bem fixa.
chave de fendaCHAVE DE FENDAS:
A chave de fendas com pontas intercambiáveis serve para vários tipos de parafusos.
punçãoPUNÇÃO:
Para os parafusos pequenos ou médios, é suficiente fazer um primeiro furo com o punção.
verrumaVERRUMA:
Esta ferramenta manual é composta por uma só peça metálica, a sua pega prolonga-se até à broca.
FuradeiraA FURADEIRA ELÉTRICA:
Escolha uma furadeira que também possa aparafusar (furadeira reversível). Os modelos sem fio são muito práticos.
brocasBROCAS:
Para fazer furos cegos, utilize uma broca para madeira.
trenaTRENA:
O botão de bloqueio e o enrolamento automático são muito apreciados.
AS DOBRADIÇAS

dobradiça de chapa

AS DOBRADIÇAS:
As dobradiças clássicas podem ser fabricadas em diversos materiais : aço, ferro galvanizado revestido a cobre ou bronze, latão ou alumínio. Compõem-se de duas abas com vários furos para os parafusos de colocação e rodam em torno de um pino em aço.

dobradiça de piano 2

AS DOBRADIÇAS DE PIANO:
As dobradiças de piano são recomendadas para portas planas (de móveis), porque são aparafusadas em vários pontos (a cada 6 cm por exemplo). Existem de grande comprimento (2 m ou mais), e são ideais para mesas dobráveis, com abas, ou tampas de pianos.

dobradiça copo

AS DOBRADIÇAS INTERNAS REGULÁVEIS (COPO):
As dobradiças internas reguláveis são geralmente utilizados em portas de móveis de cozinha ou casas de banho. Elas ficam escondidas dentro de um furo feito com uma fresa apropriada para este tipo de dobradiça, o que torna todo o sistema de fixação invisível pelo exterior.

dobradiça macho femea

DOBRADIÇA MACHO-FÊMEA:
Uma dobradiça macho-fêmea compõe-se de duas partes : um elemento macho (cuja ligação contém um pino) e um elemento fêmea (em cuja ligação encaixa o pino). As macho-fêmea têm uma vantagem importante : não tem de as desparafusar para desencaixar a porta .

dobradiça crava

AS DOBRADIÇAS DE CRAVAR:
Este tipo de dobradiças, sem abas, é destinada a móveis equipados com portas de sobreposição. Compõem-se de dois braços com olhais, tendo um deles uma cavilha e o outro uma rosca para aparafusar na madeira. Não têm sentido de abertura .

dobradiça com braço

DOBRADIÇA COM BRAÇO :
As portas de garagens ou alpendres e outros portões mais pesados em madeira maciça são fixos por dobradiças com braço. O comprimento das dobradiças limita o esforço e deformação da madeira .

sentido da abertura

O SENTIDO DA ABERTURA :
Uma dobradiça pode ser de "direita" ou "esquerda", segundo o sentido da abertura da porta que equipa. Uma forma segura de evitar erros : as portas que abrem no sentido dos ponteiros do relógio são "direitas" as outras são "esquerdas".

número de dobradiças

NÚMERO DE DOBRADIÇAS :
O número de dobradiças a utilizar depende do peso e dimensões da porta. Aplicam-se 2 ou 3 dobradiças em portas ligeiras, 3 para portas mais pesadas. A partir de 25 Kg é recomendado o uso de dobradiças com anilha de desgaste.

posição da porta

POSIÇÃO DA PORTA :
Certifique-se de que a porta fique bem colocada na ombreira. Deixe uma folga de 4 mm, para arejamento, entre a base da porta e o chão (utilize cunhas), da mesma forma deixe uma pequena folga (2 mm) no cimo e de lado da porta (para o trabalhar da madeira). Preveja uma espessura para um eventual revestimento de chão.

protetor de dobradiça

O PROTETOR DE DOBRADIÇAS:
No caso de uma porta que abre para o exterior , é necessário, se as macho-fêmeas forem desmontáveis, evitar que possam ser retiradas por intrusos. O protetor de dobradiças, constituído por duas placas, macho e fêmea, que se juntam assim que a porta é fechada, evitam este tipo de situação.
A INSTALAÇÃO

altura

ALTURA :
A ligação da macho-fêmea inferior deverá situar-se a sensivelmente 20 cm da parte de baixo da porta, assim como a macho-fêmea superior a aproximadamente 15cm do cimo. Esta diferença de 5 cm permite uma correção óptica. A dobradiça intermediária ficará a meia-distância das duas primeiras.

colocação

COLOCAÇÃO:
Determine em seguida o local de colocação da dobradiça em relação à espessura da porta. Os furos nas chapas destinados aos parafusos devem situar-se ao longo do eixo médio vertical (do topo da porta). A madeira, de uma espessura idêntica de cada lado dos parafusos, oferecerá assim o máximo de solidez .

marcação no marco

MARCAÇÃO:
Transfira para a ombreira a largura exata do topo da porta, partindo do batente. Trace uma linha vertical mediana. Coloque a dobradiça na altura correta de forma a que o centro dos furos se sobreponham à linha traçada, depois marque-os na ombreira.

marcação na porta

MARCAÇÃO NA PORTA:
Com o graminho, assinale a distância entre o bordo da dobradiça e o batente. Retire-lhe 1 mm (folga no caso de aporta se deformar). Marque o resultado assim obtido na porta, este indicará onde se situará a ponta da dobradiça. Coloque-a na altura correta e desenhe o seu contorno.

entalhe

O ENTALHE:
Meça igualmente a espessura da dobradiça. Deve em seguida entalhar o volume traçado com um formão. Mantenha-o reto ao longo das linhas ( lado plano contra a linha), depois incline-o 45º para fazer as incisões. Incline-o de seguida completamente para tornar a superfície lisa.
Página: 01 02
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury