Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - TIPOS DE BUCHAS DE FIXAÇÃO
 
Tipos de buchas para fixação.
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

AS BUCHAS

correntes

BUCHAS CORRENTE :
A bucha corrente, em nylon existe me diversas formas. Algumas buchas alargam-se à passagem do parafuso, outras abrem-se : todas elas asseguram assim, uma fixação sólida. A bucha introduz-se simplesmente no buraco com a ajuda de um martelo : o parafuso é apertado a seguir.

tapits

BUCHAS DE PREGAR "TAPITS" :
Existem igualmente buchas guarnecidas com um prego rosqueado para introduzir no buraco e simplesmente pregar. O seu emprego é mais rápido e mais fácil que o dos parafusos e facilita a colocação de testeiras, rodapés, marcos, ripados, etc. Para um bom acabamento é necessário um aperto final .

metálicas

BUCHAS METÁLICAS :
(Chamadas também de buchas de expansão). Utilizadas para as fixações mais pesadas. Sempre que se aperta o acessório (parafuso, gancho), a parte de fora é empurrada para o interior da bucha. Os segmentos da bucha alargam-se, aumentando assim a pressão sobre o material envolvente.

para gesso

BUCHAS PARA TIJOLO FURADO E PAINÉL DE GESSO:
A bucha de nylon para paredes ocas (esquerda) é feita de dois segmentos ligados pelas extremidades.
A passagem do parafuso desses segmentos afastam-se um do outro dobrando-se. A bucha de ancoragem (direita) tem quatro pastilhas. Ela permite fixar objetos sobre paredes exteriores finas (paredes ocas).

pastilhas

BUCHAS DE PASTILHAS :
Esta buchas são em aço galvanizado e como tal muito duráveis. A partir do momento em que se aperta o parafuso as pastilhas afastam-se dobrando-se, um pouco como um guarda-chuva. Estas buchas servem para fixar objetos em divisórias ou tetos falsos.
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury