Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - MARCOS E PORTAS 2ª PARTE
 
Manual de instalação de marcos e portas 2ª parte
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

INSTALANDO AS FERRAGENS
Página: 01 02

As dobradiças

AS DOBRADIÇAS :
Determine a colocação das dobradiças : trace, sobre o canto, dois traços situados entre 15 a 25 cm da parte inferior e superior da porta (para o bordo inferior das dobradiças). Com o graminho, transfira a largura e espessura das dobradiças para a porta.

Os entalhes

OS ENTALHES:
Entalhe a área destinado às dobradiças com um formão para madeira, da mesma largura. Segure-o verticalmente, com o bisel (ponta cortante do formão) virado para o interior do traço.

Prendendo a porta

PRENDENDO A PORTA:
Coloque as dobradiças nos cantos aparafuse-as. Coloque a porta na abertura, sobre calços. Marque a altura dos entalhes no montante do marco, onde irá colocar as outras dobradiças.

A fechadura

A FECHADURA:
A fechadura de uma porta interior é composta de uma lingüeta e de um canhão. Sobre o bordo de abertura, trace o perfil da caixa da fechadura (a parte inferior a 1,05 m do chão, a espessura transferida com um graminho), o eixo vertical médio, e, seguidamente, a colocação da maçaneta e do buraco da fechadura .

A furação

A FURAÇÃO:
Para perfurar a abertura destinada a maçaneta, que deve ser acionada sem entraves, escolha uma broca de diâmetro suficiente. Perfure até a ponta da broca aparecer na outra face da porta, terminando a perfuração sobre esta última. Proceda da mesma forma para o buraco da fechadura.

Abertura de encaixe

ABERTURA DE ENCAIXE:
Para destacar a abertura destinada à lingüeta, utilize uma broca de diâmetro igual à espessura da caixa, e com uma guia de profundidade, perfure uma série de furos ao longo do eixo vertical mediano que você traçou sobre o canto da porta. Acabe a abertura com um formão para madeira .

Fechaduras e maçanetas

FECHADURA E MAÇANETAS:
Coloque a fechadura no encaixe feito, e trace o contorno da placa sobre o canto da porta e entalhe de forma que a chapa da fechadura fique faceada a ele. Recoloque a fechadura e aparafuse-a definitivamente. Coloque o eixo, os espelhos e as maçanetas.

Fixando a testeira

A FIXAÇÃO DA TESTEIRA (ESPELHO):
Com a porta fechada, marque, na parte rebaixada do marco, a colocação da testeira (espelho). Coloque esta sobre a lingüeta , de forma a indicar a parte superior e inferior da chapa. Transfira estas medidas, trace o contorno da testeira e aparafuse-a, tendo feito primeiramente um entalhe para a colocar. Escave os encaixes da lingüeta .

Os batentes

OS BATENTES:
A porta está pronta para funcionar.
No caso de marcos sem rebaixo : meça a espessura do batente da porta. Este pode ser constituído por ripas de secção retangular, que podem ser ligadas em meia esquadria. Pregue as ripas, arranque as cabeças dos pregos, repuxe e coloque massa nos buracos.
Página: 01 02
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury