Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - MARCOS E PORTAS 1ª PARTE
 
Manual de instalação de marcos e portas 1ª parte
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

CONJUNTO MARCO + PORTA
Página: 01 02
LISTA DE EQUIPAMENTOS
Trena
TRENA :
Além da precisão, a trena é muito mais prática do que metros de madeira.
Nível de bolhaNÍVEL DE BOLHA :
O nível de bolha é extremamente útil para a instalação de objetos que necessitem estar nivelados.
SerroteSERROTE :
Para ajudar nos corte em que não se pode fazer uso da tico-tico ou serra circular.
Esquadro de calçoO ESQUADRO DE PRECISÃO :
Permite traçar e controlar ângulos retos ou em meia esquadria.
Espuma de poliuretanoA ESPUMA DE POLIURETANO:
Para enchimento no caso de paredes de madeira.
MarteloO MARTELO:
Se segurar no cabo pela extremidade, vai exerce mais força e precisão.
FormãoFORMÃO PARA MADEIRA:
Com o cabo em madeira ou em plástico, a largura da lâmina pode variar entre 6 e 50 mm.
FuradeiraA FURADEIRA ELÉTRICA:
Escolha uma furadeira que também possa aparafusar (furadeira reversível). Os modelos sem fio são muito práticos.
macete de madeiraMACETE DE MADEIRA:
Utilize unicamente um maço (em madeira) para exercer mais força sobre o formão.
Serrote de costasSERROTE DE C0STAS:
As costas reforçadas aumentam a rigidez desta serra, permitindo-lhe executar bons cortes.
INICIANDO

Precauções

PRECAUÇÕES :
Para a instalação de portas maciças (Angelim, sucupira, cedro,etc.), o grau de umidade do local deve estar por volta dos 12%, senão a madeira poderá inchar e deformar-se. Coloque, portanto, se necessário, um desumidificador na sala, e areje-a durante algum tempo.

Medição

A MEDIÇÃO :
Tire somente as medidas da abertura destinadas à porta (altura, largura e espessura, nos 4 ângulos) quando as paredes e o soalho estiverem acabados. Baseie-se na média das medidas tiradas. Para si será mais fácil se comprar o marco e a porta já feitos.

Orientação

A ORIENTAÇÃO DE ABERTURA:
Para poder, facilmente escolher as ferragens e a fechadura, deverá, antes de tudo, determinar qual a orientação de abertura da porta : para o interior ou exterior do cômodo, para a direita ou para a esquerda.

Montantes

OS MONTANTES :
Os montantes serão de largura ligeiramente superior (1 a 2 mm) à espessura da parede. Para os serrar no comprimento desejado, coloque o montante da porta sobre dois cavaletes robustos e marque a distância entre o chão e o cimo da abertura onde será instalada o marco. Depois corte o excedente.

Grampos

OS GRAMPOS DE FIXAÇÃO (CHUMBADORES):
Os grampos de fixação são chumbadores destinados a fixação do marco na parede. Coloque-os sobre os montantes na altura das dobradiças, e sobre a travessa. Trace o seu contorno no marco, escave um entalhe com o formão, e fixe-os com parafusos. Na mesma direção destes, faça buracos na parede.
MONTAGEM DO MARCO

Travessa

A TRAVESSA:
Corte primeiramente a travessa numa peça de madeira aplainada, com uma espessura de 30 mm e uma largura superior a 160 mm. Partindo do centro, meça ½ largura de porta + 2 mm, e faça um traço na superfície e nos cantos. A 15 mm fora deste traço, faça um outro traço.

Ranhura

A RANHURA:
Fixe a travessa no torno da bancada, e com a serra de costas faça um corte sobre as da linhas paralelas. Com o formão e o macete de madeira, escave um entalhe na madeira, começando dos bordos e avançando até ao centro. Depois gire a travessa e faça a outra metade.

Montantes

OS MONTANTES:
Para os montantes, pegue em duas tábuas verticais, cujo comprimento ultrapasse a altura da abertura onde será instalado em 100 mm. Com um graminho regulado a 15 mm (= ½ espessura), entalhe uma face e os cantos das extremidades superiores, e a extremidade ao comprimento : una esta linha pelos cantos, ao traço precedente.

Lingueta

A LINGÜETA:
Fixe o montante no torno da bancada, e serre a linha traçada na extremidade até aos traços dos cantos. Seguidamente deite o montante com a face cortada virada para si, e serre até atingir o corte precedente. Proceda da mesma forma para o outro montante.

Montagem

A MONTAGEM :
Agora deve juntar a travessa aos montantes por intermédio das ranhuras e lingüetas. Se estas últimas forem demasiado largas, ajuste-as com um formão ou uma goiva (uma plaina especial para ranhuras). Para fixar as uniões, coloque pregos de 75 mm na face superior da travessa .

Escoras

AS ESCORAS :
Serre um sarrafo de comprimento igual à distância separando as faces exteriores dos montantes (ao nível da travessa). Pregue-o horizontalmente nos montantes, a cerca de 30 cm do chão : servirá de escora de afastamento. Verifique os ângulos do marco, e reforce-o com sarrafos pregados na diagonal .

Acabamento

O ACABAMENTO:
Trace a altura da porta nos montantes : meça-a a partir da face interior da verga. Se o chão for ligeiramente inclinado, tenha isso em conta. Com o esquadro, transfira as medidas para as faces e cantos dos montantes. Corte os excedentes de madeira dos montantes e da travessa.

Instalação

A INSTALAÇÃO :
Coloque o marco na abertura, bem aprumado : montantes verticais, travessa horizontal. Para ajustar a posição do marco, coloque sarrafos de madeira (no caso de paredes de madeira) ou pedaços de tijolos (no caso de paredes de alvenaria) entre os montantes e a parede, no local onde ficarão os parafusos de fixação definitiva (paredes de madeira) ou próximo aos chumbadores (paredes de alvenaria).

Fixação

A FIXAÇÃO :
Faça furos nos montantes à altura dos sarrafos, para paredes de madeira, use massa de cimento ou simplesmente aparafuse usando parafusos e buchas se esta for em alvenaria . Fixe os montantes. Para esta operação pode também recorrer à espuma de poliuretano no caso da parede de madeira. Em seguida retire as escoras.

Ajuste

O AJUSTE:
Coloque a porta na abertura, o canto destinado às dobradiças contra o montante correspondente. O espaço entre o marco e os cantos da porta não deve exceder os 2 mm; entre o chão e a porta, 4 mm. Aplaine, onde for necessário .
Página: 01 02
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury