Abrindo
Guia do Marceneiro
MANUAIS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - APRENDENDO A APLAINAR 4ª PARTE
 
Manual de manuseio de plainas elétricas e manuais - 4ª Parte
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.

A SEGURANÇA
 Página: 01 02 03 04

Aspiração

ASPIRAÇÃO:
Uma plaina elétrica libera muita serragem. Um saco coletor pode ser muito útil, porém, como estes sacos são pequenos, é muito mais eficaz a utilização de um aspirador conectado ao adaptador (caso a plaina tenha um).

Nós

OS NÓS DA MADEIRA:
Antes de aplainar elimine pregos, grampos ou manchas de resina que possam estar na madeira. Os nós nas placas finas podem tornar-se perigosos se descolarem e saltarem. Para evitar isto umedeça-os previamente e aplaine do exterior para o centro.

Suporte

UTILIZAÇÃO DE UM SUPORTE:
Quando utilizamos a plaina na forma estacionária (invertida), a proteção das lâminas não é suficiente para proteger nossas mãos. Se for aplainar peças pequenas, utilize um suporte apropriado para manipulá-las sem aproximar as mãos das lâminas.

Roupas de segurança

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA:
Utilize luvas e óculos de proteção para se proteger das farpas e lascas. Fixe sempre muito bem a peça à bancada, em particular as peças pequenas, que podem saltar ao colocar a plaina ligada sobre elas.
 Página: 01 02 03 04
 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury