Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
TUTORIAL PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - TORNO PARA MADEIRA - O MANGOTE DO TORNO
 
O MANGOTE
O mangote, também conhecido como contra-ponto ou "torpedo", seve basicamente para a fixação da matéria prima a placa do Torno através de pressão.
Além de fixar materiais, o mangote ainda oferece a possibilidade da troca de pontas, dando suporte para várias pontas em formatos diferentes e ainda a mandris.
Clique para ampliar O Mangote é o componente do cabeçote móvel que recebe as contra-pontas e mandris. Más sua função não para por ai.
O deslizamento do mangote para trás e para frente, facilita a fixação e a remoção do material que será ou que já foi torneado.
Devemos nos atentar também para a barra rosqueada (fuso de movimentação do mangote).
Esta barra rosqueada deve ser de pelo menos 5/8" de rosca fina ou quadrada para um melhor funcionamento e menor desgaste das peças.
Clique para ampliarNa imagem a esquerda, vemos o mangote e as peças que o compõem, que são:
- Tubo sem costura usinado e polido externamente
- Bucha de aço com fuso de 5/8"
- Porca para fuso de 5/8"

O tubo sem costura deve ser de parede grossa para possibilitar a usinagem de u chanfro externo para receber a trava e rebaixos internos que servirão para apoiar a bucha e a porca.
O tubo sem costura deve ser usinado e polido de forma a entrar justo e sem folgas no corpo do cabeçote móvel.
Entretanto deve-se tomar o cuidado para que não fique justo demais e trave dentro do corpo.
Durante o polimento do mangote deve-se ter o corpo a mão para ir testando e vendo se já é possível fazer com que o mangote deslize dentro do corpo sem nenhuma folga.
O chanfro do lado superior externo do mangote servirá para que haja mais aderência da trava sobre si proporcionando uma maior firmeza em seu travamento.

Clique para ampliar
O fuso de deslocamento do mangote, como dito antes, deve ser feito de barra rosqueada de 5/8", de rosca fina ou quadrada. Este fuso deve ser usinado de forma a receber o rolamento e o volante.

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury