Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
TUTORIAL PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - SERRA COM ESTRUTURA DE MADEIRA - A MESA
 
A MESA
A mesa da serra deve ser feita de forma que fique alinhada perpendicularmente a lâmina.
Desta forma, o corte dos materiais ficará já no esquadro e não será necessário sua aferição.
Clique para ampliar A mesa da serra pode ser feita tanto de chapa de compensado de 18 mm quanto de madeira maciça.
As peças que compõem a mesa são:
1 Tampo, de compensado ou de tabuas de madeira maciça e 4 sarrafos de madeira maciça 2.5x5 cm.

Clique para ampliarNo caso da mesa de compensado, deve-se cortá-la de forma que fique sobrando 3 cm para a frente e laterais da estrutura, e 7 cm para trás.
Após cortar o tampo, adicione os sarrafos (2.5x5)  na parte inferior para reforçar a mesa.
Revista a mesa com uma fórmica de 1 mm para que os materiais deslizem melhor sobre ela. Feito isso, instale duas dobradiças reforçadas na parte de trás da estrutura e coloque a mesa sobre ela, para marcar a posição das dobradiças.
Após marcar as dobradiças, retire a mesa, desmonte as dobradiças pelos pinos e aparafuse-as na mesa. Agora é só colocar a mesa sobre a estrutura e montar as dobradiças.

Clique para ampliarNo caso da mesa de madeira maciça, deve-se cortar as tábuas no mesmo comprimento e em seguida abrir encaixes em suas laterais, deforma que ao serem unidas, não fiquem frestas.
Uma boa idéia é usar tábuas corridas de ipê, elas já vêm com os encaixes necessários e são bastante resistentes.
Após montar as tábuas e formar o tampo, pregue e aparafuse os sarrafos (2.5x5 cm), na parte inferior para reforçar a mesa.
Feito isso, siga os passos acima para fixá-la a estrutura.

Clique para ampliarPara fazer o rasgo por onde irá passar a serra, todo o sistema já deverá estar instalado (motor, eixo do mancal e correia), e ligado a eletricidade através de um disjuntor.
Instale uma lâmina no eixo e ligue a serra com a mesa levantada. Abaixe a mesa aos poucos e devagar, para que a lâmina possa abrir o rasgo corretamente.
Feito isso, alargue o furo usando uma lima, ou uma serra circular manual ou então uma serra Tico-Tico. Nesta imagem as polias aparecem fora da estrutura; isso é apenas para que sejam vistas como exemplo.
Na realidade as polias devem ficar dentro da estrutura da serra. Outro ponto importante é a regulagem da altura da mesa. Esta regulagem ajudará a regular a altura da lâmina da serra na mesa.
Para fazer a regulagem é muito simples, basta fazer, com um pedaço de chapa de aço de 1 mm de espessura, uma peça que deverá ter um rasgo no meio por onde passará o parafuso de fixação da regulagem.
O parafuso pode ser feito com um pedaço de barra rosqueada enfiada em um pequeno pedaço de tubo para fazer a ponta.
Após soldar o tubo à barra rosqueada, faça um furo próximo a extremidade do tubo para a colocação de uma barra de aço (1/4"), com aproximadamente 20 cm de comprimento. Esta barra de aço servirá para ajudar a girar a barra rosqueada.
Com o parafuso pronto, faça um furo passante, um pouco mais largo que a barra rosqueada no centro da travessa superior frontal. Na parte de dentro deste furo, adapte uma porca para a barra rosqueada.
Clique para ampliar
Ao lado a imagem da barra rosqueada (1/4") enfiada e soldada no tubo.

 

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury