Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
ADESIVOS PARA MARCENEIROS E MARCENARIAS - ADESIVOS DE CONTATO
 
PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO
Adesivos de contato são colas sintéticas, especificamente indicadas para colagens de lâminas decorativas, alumínio, além de diversos tipos de materiais sintéticos sobre materiais de base como madeiras maciças e compensados, aglomerados e MDF entre outros diversos materiais.
O revestimento pode ser feito em superfície plana ou curva.
MATERIAL INSALUBRE
Evite contato com a pele e com os olhos.
Evite usar em ambientes fechados e próximo ao fogo.
Sempre siga as orientações do fabricante na embalagem.

SEMPRE USE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA!

Preparação
Prepare as superfícies a serem coladas, as quais devem estar limpas e secas, lixando-as, se necessário, para torná-las mais adequadas.
aplicação Aplique uma fina camada, uniforme e homogenia, do adesivo em ambas as faces dos materiais a serem colados, fazendo uso de espátula dentada ou trincha.
Para evitar bolhas, o segredo é não ter pressa!
secagemApós a aplicação, aguarde a evaporação total do solvente, fazendo a junção das peças somente após a secagem total da película de cola.Em dias normais (20ºC a 25ºC) o tempo de secagem gira em torno de vinte minutos.
Em dias frios (15ºC aproximadamente), aguardar um pouco mais, porém nunca acima de 35 minutos.

Se forem aplicadas duas demãos de adesivos de contato, aguardar 2 horas entre uma demão e outra. Este procedimento também é para evitar formação de bolhas.
Junte as partes aplicando pressão adequada que proporcione contato íntimo entre as peças. Em caso decolagem de laminados plásticos de alta pressão, a pressão deve ser exercida do centro para as bordas, para evitar formação de bolhas.
 
Em caso de trabalho artesanal ou seja, caso você não tenha uma prensa, faça uso de um pequeno pedaço de madeira com as bordas arredondadas (apertador) para apertar o revestimento.

 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury - Hospedado por HospedagemPro